Fonte da Imagem |
O dia real da festa de São João é na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho
Mas no Brasil, basta entrar no mês de junho que já é época das festas juninas
No entanto, quando se fala em festas Juninas pensa-se logo em São João e o seu dia quase que coincide com o Solstício de Verão (dia 21 de junho), o dia mais longo do ano no hemisfério norte e o Solstício do Inverno, o dia mais curto no hemisfério sul.
Fonte da Imagem |
Celebração de São João no Brasil
As festas Juninas são as segundas maiores festas do Brasil, perdendo espaçosomente para o Carnaval.
As festas são repletas de folclore com muita alegria, muitas cores, vários pratos típicos, muita música, bebidas tradicionais, onde não pode faltar as famosas fogueiras, quadrilhas e o tão esperado fogos de artifício.
Nos estados do Nordeste há grande afluência de turistas, onde ninguém resiste aos sabores da terra e ao Forró.
Durante a noite existem as famosas barraquinhas, restaurantes e bares onde não há hora marcada para o encerramento das festividades. Mas o que as pessoas mais aguardam é pelo espectacular fogo de artifício. Ainda perdura a antiga tradição em algumas pequenas cidades do Nordeste brasileiro de visitar os amigos, perguntando sempre antes: "O São João passou por aí?" Um "sim" é logo um convite para comer, beber e dançar um Forró.
As festas juninas foram se regionalizando e introduzindo comidas típicas como o aipim (mandioca), milho, jenipapo e leite de coco.
As danças e músicas também foram se adaptando a cada região como o Forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioul e a dança-de-fitas (comum no Sul do Brasil) que foi trazida de Portugal.
Fonte da Imagem |
As danças e músicas também foram se adaptando a cada região como o Forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioul e a dança-de-fitas (comum no Sul do Brasil) que foi trazida de Portugal.
A conhecida fogueira tem um grande simbolismo, pois conta a história em que as primas Isabel (mãe de São João Baptista) e Maria (mãe de Jesus) acordaram que quando estivesse próximo o nascimento de São João Baptista, Isabel acenderia uma fogueira no monte para avisar à Maria de seu nascimento e para lhe pedir auxílio após o parto.
Não podemos esquecer que São João Baptista nasceu no dia 23 de Junho.
Celebração em Cabo Verde
Fonte da Imagem |
Na Ilha Brava, a festa tem características próprias. Ressalta-se a tradição do "Kolan" que caracteriza-se pelo cantar ao desafio, lembrando o louvor e a "curcutisan" da Ilha do Fogo.
Fonte da Imagem |
Os tambores são idênticos aos das outras ilhas, embora não possuam a mesma pureza do repicar. É peculiar que na Ilha Brava o cavalo dança ao som do tambor, enquanto o seu dono traz a bandeira com a imagem de São João Baptista.
Na Ilha de São Vicente, as festividades são realizadas na Ribeira de Julião, uma localidade que dista poucos quilómetros da cidade do Mindelo, sua capital.
Na véspera do dia de S. João há o tadicional saltar da fogueira se designa por "lumenaras".
Celebração em Portugal
Em Portugal as Festas de São João são especiais na cidade do Porto, onde há um conjunto de tradições, sendo as mais famosas o lançamento à noite dos balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater na cabeça das pessoas, os alhos porros, que são ramos de cidreira e de limonte usados para passar pelo rosto dos transeuntes.
Existem também as tradicionais fogueiras, manjericos com os seus versos a São João e o tradicional fogo de artíficio no Rio Douro.
Não tem vinda, só tem ida,
Leva risos, leva pranto…
Tudo faz parte da vida.
Com tua mão presa à minha,
Fui à fonte e não bebi,
Estranha sede que tinha,
Era só sede de ti!
Não mandes beijos, amor,
Beijar é face com face,
A água tem mais sabor,
Junto da fonte onde nasce.
Ninguém se sente sozinho,
Na noite de S. João:
O de mais longe é vizinho
O de mais perto é irmão.
Curiosidade
Na verdade, os dias consagrados aos Santos são referentes aos dias do seus falecimentos, mas no caso de São João comemora-se o dia do seu nascimento - 24 de junho.
São João foi profeta e precursor de Jesus Cristo, sendo bastante conhecido pelos baptismos que praticava no rio Jordão.
Mais sobre as festas juninas
Você quer casar
Santos Populares do mês de junho: Santo Antonio
A lenda do Boto Cor de Rosa - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário