terça-feira, junho 10, 2014

Topografia das lágrimas

Chorar de riso e chorar de tristeza. São lágrimas, serão as mesmas lágrimas?

lágrimas basais
Topografia das Lágrimas é um trabalho de Rose-Lynn Fisher, fotógrafa, que estudou 100 lágrimas diferentes ao microscópio ótico. Ela descobriu que as lágrimas basais (aqueles que o nosso corpo produz para lubrificar os olhos) são radicalmente diferentes das lágrimas que surgem quando estamos cortando cebolas. As lágrimas que surgem a partir de uma alegria intensa não estão nem perto de lágrimas de tristeza.

Cada lágrima é um momento congelado no tempo, capturando estado físico e mental.
As pessoas geram lágrimas todos os dias por uma variedade de razões, para evitar que os olhos sequem, desencadeadas por substâncias irritantes, alergias ou emoção intensa. Cada tipo de lágrima contém substâncias orgânicas diferentes, e a composição molecular depende do agente causador.

lágrimas provocadas por cebola
Existem três tipos principais de lágrimas: basais, reflexivas, e psíquicas (desencadeadas por emoções).

lágrimas de tristeza
Todas as lágrimas contêm substâncias orgânicas, incluindo óleos, anticorpos e enzimas e são suspensas em água salgada. Lágrimas emocionais têm hormonas à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor leucina encefalina, que é um analgésico natural que é libertado quando estamos stressados. Além disso, as lágrimas vistas sob o microscópio podem ter diferentes formas. Assim, mesmo as lágrimas psíquicas com a mesma composição química podem ser muito diferentes. Há a viscosidade, o cenário, a taxa de evaporação e as configurações do microscópio.

lágrimas de alegria
Para ver mais:

Bibliografia:

Um comentário:

Unknown disse...

E aí, a ciência, Darwin, Newton é mais um calhamaço de homens, elevados a patamar de Gênios, não conseguem aceitar que fomos projetados por um Deus muito poderoso, um arquiteto sem igual.só para refletir