quinta-feira, julho 17, 2014

Dia Internacional Nelson Mandela

Nelson Mandela

No dia 18 de julho comemora-se o dia internacional de Nelson Mandela. Esta data foi lançada por uma decisão unânime da Assembléia Geral da ONU em reconhecimento ao aniversário de Nelson Mandela, que este ano estaria completando 96 anos.

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul. Seu verdadeiro nome é Rolihlahla Mandela mas sua professora primária deu-lhe o nome de Nelson de acordo com o costume de dar um nome cristão às crianças.Vindo de uma família nobre de uma pequena aldeia do interior da África do Sul, possivelmente seria um grande chefe de Mvezo, na região Transkei. Contudo, Mandela ingressou, em 1939, em Fort Hare, na primeira universidade da África do Sul a oferecer cursos para negros. Os alunos eram ensinados a serem líderes do povo, mas não aprendiam a lidar com o preconceito e a opressão racial. Nos anos seguintes, Mandela envolveu-se em alguns movimentos estudantis e acabou por ser expulso da universidade. Fugiu para Joanesburgo por recusar o casamento tradicionalmente arranjado por sua família.

Mais tarde terminou a sua graduação na Universidade da África do Sul por correspondência e continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand. Enquanto estudante, Mandela envolveu-se na oposição ao regime racista do Apartheid, que negava direitos políticos, sociais e econômicos  aos negros. Fundou, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA (Congresso Nacional Africano). Contribuiu ainda para a divulgação da Carta da Liberdade que continha um programa fundamental para a luta anti-Apartheid.

Em 11 de junho de 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem e conspiração contra o governo da África do Sul. Enviado para a prisão da Ilha Robben, ocupou uma pequena cela e ficou privado das informações do mundo exterior. Foi transferido duas vezes de prisão e em 1985  negociou a sua própria liberdade. Em 11 de fevereiro de 1990 Nélson Mandela finalmente foi solto e  recebido por uma multidão que o aclamou como candidato à Presidência da República e em abril de 1994, Nélson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Nelson Mandela nunca abandonou a sua luta pela  democracia,  igualdade e educação para todos. Apesar da intensa provocação, ele nunca respondeu o racismo com racismo. Sua vida é uma inspiração para todos aqueles que são oprimidos e privados; e a todos os que se opõem à opressão e privação.
Ele morreu em sua casa em Joanesburgo no dia 5 de dezembro de 2013.


                                         Nelson Mandela completaria 96 anos em 2014                            

DIA DE MANDELA:

O dia 18 de julho é  mais do que uma celebração da vida e legado de Madiba. É um movimento global para homenagear o trabalho de sua vida e agir para mudar o mundo para melhor.

A campanha desse ano : Tome uma atitude. Inspire a mudança  

traz uma mensagem simples - cada indivíduo tem a capacidade e a responsabilidade de mudar o mundo para melhor. Mandela foi um homem que transformou a sua vida, serviu o seu país e libertou o seu povo.  Se cada um de nós atender a este simples apelo, fazendo o bem a cada dia, estaríamos vivendo o legado de Mandela, ajudando a construir um mundo melhor.

O ano de 2014 é particularmente simbólico à medida que trabalhamos para homenagear um grande estadista e fazer de cada dia um Dia Mandela como marcamos 20 anos de liberdade democrática da África do Sul.

BIBLIOGRAFIA:

http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm
http://www.nelsonmandela.org/content/page/biography
http://www.mandeladay.com/

Nenhum comentário: