O sedentarismo é considerada como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
O sedentarismo é a falta, diminuição ou ausência de qualquer atividade física.
Vamos aprender...
6% das mortes no mundo podem ser atribuídas ao sedentarismo.
As pessoas fisicamente ativas têm um risco reduzido para desenvolver doença coronariana, hipertensão, doença vascular celebral, diabetes, cancro.câncer do cólon e da mama e ainda depressão.
Quem é fisicamente ativo tem risco reduzido de quedas e consequentemente fraturas. Além de serem mais propensas a manterem o peso controlado.
Quem é fisicamente ativo tem risco reduzido de quedas e consequentemente fraturas. Além de serem mais propensas a manterem o peso controlado.
A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos e que utiliza energia. Inclui desportos, exercícios e outras atividades como brincar, caminhar, realizar tarefas domésticas, fazer jardinagem, e dançar.
Tanto a atividade física de intensidade moderada como a de intensidade elevada são benéficas para a saúde.
A capacidade de suportar diferentes intensidades de atividade física varia de pessoa para pessoa.
Exemplos de atividade física moderada são as tarefas domésticas, caminhadas rápidas ou dança.
Exemplos de atividade física vigorosa são a corrida, ciclismo, natação ou movimentação de cargas pesadas.
Crianças e adolescentes entre os 5 e 17 anos devem realizar pelo menos cerca de 60 minutos de atividade física moderada a elevada por dia.
Períodos superiores a 60 minutos poderão fornecer benefícios adicionais para a saúde.
Adultos com idades entre os 18 e 64 anos devem fazer pelo menos 2 horas e meia de atividade física de intensidade moderada por semana OU cerca de 1 hora de atividade física de maior intensidade por semana OU uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e elevada.
Toda a atividade física deve ser realizada em sessões de pelo menos 10 minutos de duração.
Adultos com idades acima de 65 anos
A menos que existam contraindicações médicas específicas, essas recomendações aplicam-se a todas as pessoas, independentemente do género, raça, etnia ou nível económico. Aplicam-se também a indivíduos com doenças crónicas não transmissíveis, não relacionadas com a mobilidade, como hipertensão ou diabetes. Estas recomendações podem também ser válidas para adultos com deficiência.
As gestantes e puérperas e as pessoas que sofrem do coração devem tomar alguns cuidados devem consultar um médico antes de começar alguma atividade física.
Políticas urbanas e ambientais podem influenciar positivamente no aumento da atividade física de seus cidadãos. Exemplos dessas políticas incluem: garantir que o ciclismo, a caminhada e outras formas de transportes que sejam acessíveis e seguras para todos. deve também garantir que as escolas tenham espaços seguros e facilidades para que os alunos possam aproveitar o seu tempo livre de forma ativa.
Saibam mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário