quarta-feira, junho 14, 2017

Cinco Chaves para uma alimentação mais segura

1) Mantenha a Limpeza
 
2) Separe os alimentos crus de alimentos cozidos

3) Cozinhe bem os alimentos

4) Mantenha os alimentos a temperaturas seguras


5) Use água e matérias-primas seguras




 

A nutrição é a base para a saúde e o desenvolvimento.

Uma boa alimentação contribui para um bom sistema imunológico, menos doenças e mais saúde para individuos de todas as idades.


Uma criança saudável aprende melhor, assim como um individuo saudável é mais forte, mais produtivo e mais preparado para enfrentar as dificuldades do dia a dia.


Atualmente o mundo enfrenta uma grave crise na produção e na seguança alimentar resultado do aumento do preço dos alimentos e da menor produção agricola. Controversalmente encontra-se um aumento nos índice de pessoas obesas.



Porque?


Abaixo destacam-se 10 pontos-chave para uma boa
nutrição e alimentação



1. A desnutrição é a grande responsável pela maioria das doenças no mundo. Mais de um terço das mortes na infância estão relacionadas à desnutrição e a pobreza.




2. Um dos indicadores chave para a desnutrição crônica é deficit de crescimento. Quer dizer, crescimento abaixo do percentil para a idade comparado com o gráfico de crescimento da OMS.
Cerca de 178 milhões de crianças estão abaixo do percentil para a idade, resultado da ausencia de alimentação adquada, deficit de vitaminas e sais minerais e exposição à doenças.
Com o desenvolvimneto prejudicado, o cérebro também nao se desenvolve adequadamente e o deficit de crescimento contribui para a dificuldade de aprendizagem. O maior índice de retardo de crescimento infantil está na Africa e Asia. Considera-se que 41% das crianças estão afetads no sudeste e centro da Ásia.



3. O desperdício pode ser considerado como uma das formas mais severas da má nutrição resultado de um déficit importante na alimentação, associado com doenças debilitantes.
Cerca de 1.5 milhões de crianças morrem anualmente devido ao desperdício de alimentos.
O aumento no preço dos alimentos e sua escassez em áreas de conflito e desastres naturais, dificulta o acesso à alimentos adequados prejudicando a nutrição e contribuindo para o defict de crescimento.
O desperdício de alimentos demanda intervenções urgentes para poder salvar vidas.

4.Fome oculta é a falta de vitaminas e sais minerais essenciais na dieta. Vitaminas e sais minerais são importantes para o desenvolvimento imunitário e o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A falta de vitamina A, zinco, ferro e iodo são um dos principais probelmas de saúde pública. Cerca de 2 bilhões de pessoas são afetadas pela deficiencia de iodo em todo o mundo e a deficiencia de vitamina A está associada com a morte de mais de meio milhão de crianças abaixo de 5 anos de idade por ano.


5. O aumento do peso e a obesidade são um dos maiores desafios a serem enfrentados pela saúde pública . Individuos de todas as idades e culturas sofrem deste tipo de má nutrição. Como consequencia, os índices de diabetes e outras enfermidades ligadas à alimetação aumentam a cada ano, até mesmo nos países em desenvolvimento. Alguns países desenvolvidos já apresentam índices de excesso de peso em crianças acima de 20%.


6.Uma boa alimentação durante a grávidez assegura um bebê saúdavel.
A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida como a única fonte de alimentação. A introdução de alimentos adequados e seguros deve ser feita à partir dos 6 meses de vida. O aleitamento deve durar até o segundo ano de vida.
Cerca de 20% das mortes de crianças com menos de 5 anos poderiam ser evitadas através de uma alimentação adquada.
Uma boa nutrição diminui o retardo de crescimento e a obesidade estimulando o intelecto e o desenvolvimento da criança.

7.Problemas nutricionais em adolecentes e jovens começam na infância e continuam até a idade adulta. A anemia afeta principalmente as adolescentes.
A prevenção da gravidez precoce e uma alimentação adequada durante a adolescencia contribuem para a redução das mortes maternas e do bebê interrompendo assim o ciclo de desnutrição de uma geração para outra.
A adolescência é o periodo ideal para desenvolver bons hábitos alimentícios e para o desenvolvimento de uma atividade física regular.


8.Uma má nutrição ligada ao sedentarismo aumenta os riscos de doenças crônicas tais como: doenças cardiovasculares, cancer, diabetis e outras enfermidades crônicas.
A expectativa de vida ao nascer está crescendo: A população idoso irá passar de 700 milhões para 1 bilhão até 2020.
Uma nutrição saudável na terceira idade será um fator crítico para a saúde mundial.


9. Obter informações precisas sobre o estado nutricional das crianças é de extrema importância para a identificação de áreas prioritárias. Em 2006, a OMS publicou o relatório internacional de crescimento infantil como uma forma de comparar o estado nutricional dentro dos países e regiões.



10.A educação é outra maneira de melhorar a saúde nutricional. Durante os Jogos Olímpicos de Pequim, a OMS e os estados membros promoverão "As 5 chaves" para uma alimentação saudável. Este programa se extenderá aos outros países:




1) Amamente o bebê exclusivamente até os 6 meses de idade
2) Coma comidas varidas
3)Coma bastante frutas e vegetais
4) Coma gorduras e oleos moderadamente
5) coma menos sal e açucar


Maiores detalhes sobre "As cinco chaves para uma alimentação mais segura"
http://docs.google.com/fileview?id=F.415be714-5725-4de3-b0b1-c0438fe23346


Maiores informações sobre nutrição: http://www.who.int/features/factfiles/nutrition/en/index.html


Nenhum comentário: