sexta-feira, junho 30, 2017

O nascimento das Nações Unidas

Fonte da Imagem
Em 1899, realizou-se na cidade de Haia na Holanda, a Conferência Internacional da Paz que teve como objetivo elaborar instrumentos que pudessem resolver pacificamente crises, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivência entre os países.

Com objetivos semelhantes, foi estabelecida em 1919 a Liga das Nações. Considerada a precursora das Nações Unidas tinha a missão de “Promover a Cooperação Internacional e alcançar a Paz e a Segurança”.
No entanto a entidade foi desfeita depois de falhar em evitar a Segunda Guerra Mundial.

A expressão “Nações Unidas”, cunhada pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na “Declaração das Nações Unidas” no 1º dia de Janeiro de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações expressaram a intenção de continuar lutando contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália).

Dois anos depois, líderes da China, da União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboçaram uma proposta de estatuto para uma organização internacional de países. A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945 e foi assinada por 51 países.
 
Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.
Antes mesmo de ser constituída oficialmente já havia sido realizada a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas em 01/07/1944, com o intuito de discutir as questões económicas relacionadas com o final da Segunda Guerra Mundial e com o pós-guerra.

Na mesma linha, realizou-se em Washington, em 21/08/1944, a Conferência para a Organização da Paz no Mundo do Pós-Guerra.
Atualmente, as Nações Unidas e suas agências investem, em forma de empréstimo ou doações, cerca de US$ 25 bilhões por ano em países em desenvolvimento. Esses recursos destinam-se a proteção de refugiados, auxílio de alimentação, superação de efeitos causados por catástrofes naturais, combate a doenças, aumento da produção de alimentos e da longevidade, recuperação económica e estabilização dos mercados financeiros.

Além disso, a ONU ajuda a reforçar o regime democrático em várias regiões, e já apoiou mais de 70 eleições nacionais. As Nações Unidas foram catalisadoras e promotoras de um grande movimento de descolonização, que levou à independência de mais de 80 países.

   Desde 2006, as Nações Unidas são representadas por 192 Estados Membros


Nenhum comentário: