terça-feira, maio 06, 2008

Uma das mais jovens nações do mundo: Timor Leste

A ilha de Timor possui uma longa história e uma rica cultura construida ao longo de séculos.

É tambem conhecida por alguns como “a convergência cultural do Oriente”, devido à influência de vários grupos étnicos que contribuiram para o desenvolvimento da ilha.

Desde cedo e devido a sua localização geográfica, sempre atraiu comerciantes chineses e malaios que vinham em busca de seu abundânte sândalo, mel e cera.
Estas redes comerciais foram responsáveis pelos casamentos entre os comerciantes e as famílias reais locais, dando origem a riqueza étnico-cultural que hoje predomina na ilha.

Os mesmos recursos naturais trouxeram os navegantes portugueses em 1512. Primeiro os comerciantes depois os missionários e até hoje, a religião católica é predominante na ilha. Durante o século XVI vários reis ristianizados colocaram-se sob a proteção portuguêsa, que se consolidou com a chegada, no início do século XVIII, do seu primeiro governador.

Esta influência persistiu e resultou na colonização da ilha pelos portugueses por mais de 400 anos.

Em 1915, uma sentença arbitrária assinada entre Portugal e a Holanda pôs fim aos conflitos entre os dois países, fixando as fronteiras que hoje dividem a ilha entre leste e oeste.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados (australianos e holandeses) envolveram-se numa dura guerra contra as forças Japonesas em Timor e mutios timorenses morreram lutando ao lado dos aliados.

Em 1945, Timor Leste voltou a ser administrada pelos portugueses e em 1975, após uma breve guerra civil, conquistou sua independência.

No entanto, no dia 7 de dezembro de 1975, a Republica Democrática do Timor Leste foi ocupada pela Indonésia e somente 24 anos mais tarde, é que os timorenses retomaram sua independência.

E finalmente em 20 de maio de 2002, com a paz restaurada, as Nações Unidas entregaram o poder ao primeiro Governo Constitucional de Timor Leste.

O governo imediatamente adotou o português como lingua oficial no país e Timor Leste passou a ser o oitavo país a fazer parte da Comunidade dos páises de lingua portuguesa (CPLP) www.cplp.org.


Artigo completo e maiores informações: http://www.turismotimorleste.com/pt/sobre/historia/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Timor-Leste


Nenhum comentário: