É tambem conhecida por alguns como “a convergência cultural do Oriente”, devido à influência de vários grupos étnicos que contribuiram para o desenvolvimento da ilha.
Desde cedo e devido a sua localização geográfica, sempre atraiu comerciantes chineses e malaios que vinham em busca de seu abundânte sândalo, mel e cera.
Estas redes comerciais foram responsáveis pelos casamentos entre os comerciantes e as famílias reais locais, dando origem a riqueza étnico-cultural que hoje predomina na ilha.
Os mesmos recursos naturais trouxeram os navegantes portugueses em 1512. Primeiro os comerciantes depois os missionários e até hoje, a religião católica é predominante na ilha. Durante o século XVI vários reis ristianizados colocaram-se sob a proteção portuguêsa, que se consolidou com a chegada, no início do século XVIII, do seu primeiro governador.
Esta influência persistiu e resultou na colonização da ilha pelos portugueses por mais de 400 anos.
Em 1915, uma sentença arbitrária assinada entre Portugal e a Holanda pôs fim aos conflitos entre os dois países, fixando as fronteiras que hoje dividem a ilha entre leste e oeste.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados (australianos e holandeses) envolveram-se numa dura guerra contra as forças Japonesas em Timor e mutios timorenses morreram lutando ao lado dos aliados.
Em 1945, Timor Leste voltou a ser administrada pelos portugueses e em 1975, após uma breve guerra civil, conquistou sua independência.
No entanto, no dia 7 de dezembro de 1975, a Republica Democrática do Timor Leste foi ocupada pela Indonésia e somente 24 anos mais tarde, é que os timorenses retomaram sua independência.
E finalmente em 20 de maio de 2002, com a paz restaurada, as Nações Unidas entregaram o poder ao primeiro Governo Constitucional de Timor Leste.
O governo imediatamente adotou o português como lingua oficial no país e Timor Leste passou a ser o oitavo país a fazer parte da Comunidade dos páises de lingua portuguesa (CPLP) www.cplp.org.
Artigo completo e maiores informações: http://www.turismotimorleste.com/pt/sobre/historia/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Timor-Leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário