sexta-feira, dezembro 10, 2010

Vida da Arte - Moçambique

Do trabalho de quatro artistas Moçambicanos surgiu uma relevante e imponente escultura: a Árvore da Vida.


Cristóvão Estavão Canhavato (Kester), Hilário Nhatugueja, Fiel dos Santos Marques Rafael e Adelino Serafim Mate foram os escultores responsáveis pela sua criação. Todos os escultores fazem parte da associação Núcleo de Arte, a associação de artistas mais antiga de Moçambique.
  

A associação encontra-se localizada em Maputo, e foi criada com o objetivo de promover, valorizar e desenvolver as artes plásticas em Moçambique, desempenhando assim, um importante papel na cultura Moçambicana. É composta por escultores, pintores e ceramistas que regularmente organizam exposições, sendo igualmente um ponto de encontro para várias gerações de artistas.



A Árvore da Vida foi criada como parte de um projeto designado "Armas Transformadas em Arte". Projeto este, que teve origem num outro, que surgiu em 1995, o projeto TAE (Transformar Armas em Enxadas). Este último é da autoria do Bispo Dom Dinis Sengulane em conjunto com o Conselho Cristão de Moçambique e com o apoio da ONG Christian Aid. Este inovador projeto surgiu da necessidade de recolha de todo o armamento potencialmente perigoso presente em solo Moçambicano. Consiste no intercambio de armamento por instrumentos de trabalho. As populações moçambicanas, individualmente ou em grupo, devolvem o armamento que têm em seu poder ou cuja localização conheçam e em troca recebem instrumentos de trabalho. O projecto TAE, já recolheu e desmantelou mais de 600.000 armas. 



A Árvore da Vida tem uma conotação importantíssima representando igualmente a dinâmica criativa do povo Africano. A escultura pesa cerca meia tonelada e mede três metros de altura sendo construída integralmente a partir de peças de armas de guerra.

Faz parte de uma exposição presente no British Museum, sendo uma das principais atrações da mesma.





Hilário Nhatugueja, um dos escultores, refere: “Nós como artistas queremos reverter a situação, mudar a historia. Converter estes instrumentos de guerra em esperança, vida e prosperidade. Esta árvore simboliza a vida, simboliza um futuro, simboliza paz”.

E é esta a conotação associada a esta obra de arte. Uma expressão de optimismo, de confiança, de esperança e, de promoção de uma cultura de paz.


Da arte surgiu uma bela expressão de vida. 




Nenhum comentário: