sexta-feira, janeiro 21, 2011

Cabo Verde: um destino a descobrir!

Cabo Verde é um país de magníficos contrastes! Desde praias paradisíacas de areia branca, águas tropicais, montanhasvulcões, intermináveis paisagens verdes e áridas, até a temperatura média anual de 20-25ºC, este país tem inúmeras atrações que cada vez mais tem suscitado a curiosidade dos turistas!


Cada uma das ilhas do arquipélago tem uma identidade própria e uma diversidade de sensações e culturas favorecidas pela localização geográfica e a história que acompanha este país!
Kitesurfing em Sal
Sal é uma ilha para amantes de praia! Nesta ilha, destaca-se a praia de Santa Maria que é simplesmente deslumbrante! É um local priveligiado para diversos desportos aquáticos! Windsurfing, kitesurfing, mergulho e pesca de alto mar encontram-se entre os mais procurados graças às águas claras, ao fascinante mundo subaquático e aos restos dos muitos naufrágios do passado que são possiveis encontrar nesta zona do oceano. Nesta ilha é possivel encontrar locais para alugar equipamento de qualidade assim como ter aulas destes diferentes desportos.
Salinas de Pedra Lume
A norte é possivel descobrir dois locais fantásticos! Um lago salgado na cratera de um extinto vulcão onde se encontram as Salinas de Pedra Lume. E a fantástica miragem de Terra Boa, que aparece como um oceano no meio do deserto, visão incrível a não perder!



Praia da Ilha de Boa Vista
Boa Vista é não só conhecida pela ilha com as praias mais paradisiacas do arquipélago mas também pela vida marinha. Para quem gosta de observar a vida animal este é usualmente um local de nidificação onde é possível ver tartarugas, geralmente durante os meses de Junho a Setembro. Além disso, pode ter a sorte de avistar baleias de Dezembro a Fevereiro. 
Monte Cara
Cabo Verde não é só praias e mar, São Vicente é a ilha da cultura! Mindelo é uma cidade que tem orgulho de sua rica tradição de música e arte e tem uma vida noturna vibrante, com música ao vivo em pubs, restaurantes e discotecas. Aqui nasceram muitos dos artista Caboverdianos, como é o exemplo de Cesária Évora. O Carnaval em Mindelo é uma festa famosa, tendo influência do Carnaval do Brasil.
 Por toda a cidade é notória uma arquitetura que remonta aos tempos do colonialismo, com forte influência não só portuguesa como inglesa. Na marginal de Mindelo é possivel ver o Monte Cara, com 490 metros de altitude, a sua forma faz lembrar um rosto humano a olhar o céu! 
Baía das Gatas
 A apenas cinco minutos de carro de Mindelo é possivel visitar a Baía das Gatas, uma bonita praia com uma piscina natural de águas convidativas numa formação vulcânica, rodeada de montanhas e de uma paisagem agreste. Aqui, durante o mês de Agosto ocorre um festival de música, três dias e três noites, cuja reputação tem vindo a crescer - Festival Baía das Gatas. 



Santo Antão
Santo Antão,  é a segunda maior ilha e a mais verde do arquipélago. É uma ilha fenomenal com montanhas e vales verdes, uma escolha popular para quem gosta de caminhadas! Para aqueles que preferem a opção menos energética, podem ainda apreciar as deslumbrantes vistas ao longo das estradas costeiras que dão acesso às ravinas e desfiladeiros com  a vegetação mais exuberante e impressionante.


São Nicolau é uma ilha conhecida pelos observadores de pássaros. É também um bom local para longas caminhadas e pesca. A cidade Ribeira Brava, com as casas de estilo colonial pintadas coloridamente e com jardins elaborados fazem dela um lugar interessante para visitar. 

Cidade de Ribeira Brava
 Vila do Maio na ilha de Maio, é uma mistura do estilo colonial Português e Inglês, que se espalham por uma pequena colina íngreme para uma igreja barroca, a Igreja de Nossa Senhora da luz. Nesta ilha, na Baía de Santana, é possivel também ver tartarugas. 

Brava   

Fajã d'Água
 é encarada como a ilha secreta com imponentes falésias de lava que caem no mar.
Dois locais a visitar são, o Pico das Fontainhas, o pico
 da montanha mais alta da Brava (976 m) com impressionantes vistas panorâmicas da ilha, e Fajã d'Água, uma das baías mais bonitas em Cabo Verde.

   

Santa Luzia é a unica ilha que não é habitada do arquipélago. É um parque natural! É mais uma dos locais priveligiados para fazer caminhadas. Nesta ilha, juntamente com São Vicente e Santo Antão é possivel fazer safaris para conhecer melhor a natureza e as paisagens de cada ilha. Em todo o arquipélago é possivel alugar jipes e motas para partir à aventura!

Santiago
Forte de São Filipe
Com uma mistura única de diversas paisagens, rochas vulcânicas, vales verdes, regiões áridas e belas praias temos a ilha de Santiago, onde se encontra Praia, capital de Cabo Verde. Praia é uma cidade movimentada tradicional Africana e o centro de comércio de produtos agrícolas. A música ao vivo desempenha um grande papel na cultura da cidade e pode ser ouvida em bares e restaurantes sendo muito popular tanto entre os moradores como entre os turistas. 

Nenhuma visita a Santiago estaria completa sem uma visita à antiga capital, a Cidade Velha. Aqui merecem destaque a as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho e o Real Forte de São Filipe, o principal ponto de comércio de escravos entre a Europa, África e América. 

Fogo
cratera da ilha do Fogo é um dos destaques de Cabo Verde. É uma terra muito fértil, o café é plantado na encosta, enquanto as videiras usadas para produzir o vinho do Fogo são cultivadas no interior da cratera. O cenário do Fogo é impressionante: rochas escuras e areias negras dão uma impressão de uma paisagem lunar. 


Não esquecer de experimentar todas os apetitosos pratos tradicionais, como a Cachupa, assim como o grogue um rum famoso de Cabo Verde feito da cana de açúcar da ilha. 


É realmente um destino que pode agradar a vários gostos proporcionando uns dias inesqueciveis!

Um comentário:

Newton Avelino (Artista Plástico) disse...

Eu gostei muito do seu blog. PARABÉNS por destacar essa terra tão bonita como é CAPE VERDE.

O nosso blog é:

A ARTE DE NEWTON AVELINO

http://www.aartedenewtonavelino.com

BRAZILIAN ART AND CULTURE