sexta-feira, abril 22, 2011

Como se calcula a data da Páscoa?

Parece mentira, mas até hoje não existe um consenso sobre a data em que se deve celebrar a Páscoa que já passou por quatro grandes fases ou estágios.

Primeiro estágio
A primeira grande discussão para determinar uma data para a Páscoa aconteceu por volta de 190 dC. Até esta data, e segundo a tradição antiga, celebrava-se a Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês do calendário judeu. Neste dia dever-se-ia sacrificar um cordeiro para celebrar a festa da "passach" ou provedora da vida. Este dia marcava o final do jejum, não importando o dia da semana, pois estava relacionado com o calendário lunar.
Porém, este não era o costume nas igrejas do resto do mundo que por tradição apostólica, o jejum deveria terminar no dia da ressurreição de Jesus.
Por volta de 195 dC, o Papa Vítor I queria excomungar todos os quartodecimanos, transformando a diferença de práticas em uma controvérsia completa.

Segundo estágio
A segunda fase desta controvérsia sobre a data da Páscoa foi durante o primeiro Concílio de Niceia, realizado em 325 dC. Considerando que o grande festival da Páscoa deveria ser sempre celebrado no domingo e não obrigatoriamente coincindir com uma fase da lua que pudesse ocorrer em qualquer dia da semana, surgiu uma nova disputa sobre como determinar qual o domingo da Páscoa.
Os cristãos siríacos sempre observaram o seu festival de Páscoa no domingo seguinte à celebração judaica do "passach". Por outro lado, em Alexandria e no resto do Império Romano, os cristãos calculavam a data da Páscoa por si mesmos, sem prestar atenção nos outros. Desta forma, a data da Páscoa num lugar nem sempre coincidia com a data de outro.
Os alexandrianos, por seu lado, aceitavam como princípio que o domingo de Páscoa deveria necessariamente ocorrer após o equinócio da primavera. http://eportuguese.blogspot.com/2011/03/voce-sabe-o-que-e-equinocio.html

Terceiro estágio
Os missionários romanos chegando na Britânia encontrram os cristãos britânicos e os missionários irlandeses, que evangelizaram os ingleses aderindo a um sistema de computação da data da Páscoa que diferia do que era usado no mundo mediterrâneo.
Este sistema britânico-irlandes fixava a Páscoa no domingo que estivesse no período de sete dias entre o décimo-quarto e o vigésimo dia do mês lunar, de acordo com um ciclo de 84 anos. Mas esta diferença no cômputo levava a uma discrepância com o método alexandrino.
Aos poucos, este ciclo de 84 anos (chamado de latercus) cedeu ao cômputo alexandrino que foi finalmente adotado na Irlanda e no norte das ilhas britânicas no final do século VIII dC.

Quarto estágio
Após a promulgação do calendário gregoriano em 1582, a cristandade ocidental passou a seguir um método diferente de computar a data da Páscoa do que até então era aceito. A maior parte das igrejas ortodoxas continuaram a seguir a prática antiga alexandrina, e esta diferença permanece até hoje, a despeito de diversas tentativas de alcançar um método comum.
Em 1997, o Conselho Mundial de Igrejas propôs uma reforma do método, na qual a Páscoa seria definida como o primeiro domingo após a primeira lua cheia astrônimica posterior ao equinócio da primavera.
A reforma seria implementada a partir de 2001, uma vez que naquele as datas da Páscoa no ocidente e no oriente coincidiram. Porém, até hoje ela ainda não foi implementada.

Páscoa em diversos idiomas


Afrikaans
Paasfees

Francês
Pâques

Norueguês
Påske
Albanês
Pashkët

Grego
Πάσχα (Pascha)

Persa
Pas`h
Alemão
Paisken

Hebreuפסחא (Pascha)

Polonês
Pascha
Amharic
Fasika

Holandês
Pasen or paasfeest

Português
Páscoa
Árabeعيد الفصح (Aīd ul-Figh)

Islandês
Pákar

Romeno
Paşte
Azeri Pasxa
Fish

Indonesio
Paskah

Russo
Пасха (Paskha)
Berber
tafaska (nowadays it is the name of the Muslim "Festival of sacrifice")

Irlandês
Cáisc

Escosses Gaelic
Casca
Catalão
Pasqua

Italiano
Pasqua

Espanhol
Pascua
Dinamarquês
Påke

Japonês
Seidai Pasuha, "Holy and Great Pascha", used by Eastern Orthodox members

Sueco
Påsk
Esperanto
Pasko

Latin
Pascha or Festa Paschalia

Filipino
Pasko ng Muling Pagkabuhay (literally "the Pasch of the Resurrection")
Faroese
Pákir (plural, no singular exists)

Malayalamപെശഹ (Pæsacha/Pæsaha)

Turco
Paskalya
Finlandês
Pääsiänen

Northern Ndebele
Pasika

Galês
Pasg




Nenhum comentário: