quinta-feira, julho 05, 2012

Dia 19 de Junho: Dia Mundial da Doença Falciforme


Fonte da imagem
No dia 19 de junho celebrou-se o Dia Mundial da Doença Falciforme.


Adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro do 2008, este dia foi estabelecido em reconhecimento de que esta doença é problema de saúde pública sendo "uma das principais doenças genéticas do mundo".

Liderado por especialistas da República Democrática do Congo, este dia deve ser dedicado a campanhas de educação e sensibilização sobre esta doença.


Então vamos entender!!!

O que é anemia falciforme? 


Fonte da imagem
É uma deformidade na forma das células vermelhas do sangue ou hemácias que normalmente tem o formato de um disco, mas que no portador da anemia falciforme, adquirem a forma de uma foice, daí o seu nome.

E, em situações específicas, as hemácias falciformes tornam-se rígidas, aderindo-se à parede dos vasos sanguíneos obstruindo-os e dificultando a circulação do sangue.

 
Fonte da imagem

Quais os sintomas da anemia falciforme?

Cansaço, dores nas articulações ou no abdomem devido à obstrução dos vasos sanguineos capilares,, icterícia (amarelo nos olhos e pele), maior propenção à infecção, feridas que demoram a cicatrizar.

Se as obstruções ocorrerem em vasos maiores pode levar a complicações sérias como acidente vascular encefálico, infarto e isquemia dos membros. A obstrução de vasos da retina pode levar a cegueira.
Já nos primeiros anos de vida, o portador apresenta manifestações clínicas importantes, daí a importância de um diagnóstico precoce, tratamento adequado e do acompanhamento especializado


Um dos órgãos que mais sofrem é o baço, o responsável pela retirada de hemácias defeituosas da circulação. Depois de um tempo, o baço fica congestionado de células falciformes tornando-se obstruido, ocasionado o seu infarto (infarto esplênico).
O baço além de remover as células defeituosas também é um órgão que participa do sistema de defesa do organismo. A falta de funcionamento pode comprometer a imunidade da pessoa e favorecer o aparecimento de certas infecções como pneumonia e meningite.
Infecções generalizadas são a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme.

O paciente deve estar sempre bem hidratado, uma vez que a desidratação favorece o afoiçamento das hemácias. As infecções devem ser sempre tratadas e os pacientes devem ser vacinados para diversas doenças como hepatite, influenza e bactérias que causam pneumonia.


Referências:


http://www.cdc.gov/ncbddd/sicklecell/documents/SCD%20factsheet_Sickle%20Cell%20Trait.pdf
http://www.blogspot.com/_pMxMXFn7L-4/STK2xJVH1BI/AAAAAAAADw0/eR-nS10cGkk/s1600-h/sickle_cell_01.jpg
http://www.it.ly/MkIo9H

Nenhum comentário: