Monday, May 26, 2014

Rede ePORTUGUÊSe e reunião das delegações dos países de língua portuguesa durante a Assembleia Mundial da Saúde 2014

Como todos os anos, a rede ePORTUGUÊSe organizou uma sessão paralela com as delegações dos países de língua portuguesa para discutir a colaboração entre os 8 países.


A colaboração e cooperação Sul-Sul foram recentemente introduzidas no programa de trabalho da OMS, tendo sido incorporadas como parte do orçamento regular – passo considerado essencial para a sustentabilidade.





Paulo Macedo
Ministro da Saúde
 de Portugal

O Ministro da Saúde de Portugal disse considerar a rede útil e que deve continuar a apoiar objetivos mais específicos e consistentes. Sublinha a relevância que seu país atribui à CPLP. Expressou o desejo de Portugal participar no APPS.

O Ministro de Timor-Leste referiu-se à comemoração dos 12 anos da independência de seu país, processo que contou com apoio decisivo dos países da CPLP. A cooperação Sul-Sul é importante porque abre portas entre países em desenvolvimento e permite parcerias em áreas de interesse comum.

Dr. Shams Syed e Dr. Marco Vitória apresentaram o programa da Parceria Africana para a Segurança do Paciente e as Novas Diretrizes da OMS para o uso de Antiretrovirais, respetivamente, seguido de comentários sobre o lançamento de publicações sobre a história da tuberculose.

A Ministra de saúde de Cabo Verde reiterou a importância de concatenação entre a rede ePORTUGUÊSe e as prioridades identificadas pelos ministros da saúde da CPLP. Avaliou que, com isso, a iniciativa da OMS ganharia maior ancoragem. Sugeriu que, no quadro da renovação do Memorando, fique clara a relação entre as instituições.

No comments: