Este dia tem como objectivo suscitar um compromisso e uma acção à escala mundial a favor da prevenção do suicídio. Cerca de 3.000 pessoas se suicidam cada dia.
Com os patrocinadores da Associação Internacional para a prevenção do suicídio, a OMS e os seus parceiros defendem a prevenção de um comportamento suicido através de um tratamento e de um seguimento das pessoas que já tenham feito uma tentativa de suicídio e uma cobertura mediática dos suicídios mais discreta.
No ano 2000, cerca de um milhão de pessoas morreram de suicídio: uma taxa de mortalidade global de 16 pessoas por 100,000, ou um suicídio a cada 40 segundos.
Nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio tem aumento em cerca de 60% em todo o mundo. O suicídio faz parte das três maiores causas de fatalidades nas pessoas ente 15 e 44 anos (ambos os sexos).
Os distúrbios mentais (particularmente depressões e o abuso de substâncias) estão associados a mais de 90% de todos os casos de suicídio; no entanto, o suicídio resulta de muitos factores complexos sócio-culturais, que ocorrem principalmente durante períodos de crise individual, familiar ou socio-económico (ex. perda de um ente querido, do emprego, da honra).
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) é uma organização não governamental que mantém laços oficiais com a Organização Mundial da Saúde no propósito de prevenir o suicídio.
Esta associação tem como objectivos:
- A prevenção dos comportamentos suicidas
- A criação de um lugar de troca para pesquisadores, profissionais da saúde mental, intervenientes de crise, benévolos e pessoas que assim perderam um ente querido de todo o mundo.
Se é uma pessoa com comportamento suicida ou está preocupado com alguma pessoa, procure imediatamente ajuda e informe-se sobre o que deve fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário