segunda-feira, setembro 27, 2010

28 de setembro - Dia Mundial de Combate à Raiva

Dia Mundial de Combate à Raiva

Os eventos desta campanha tem educado 100 milhões de pessoas e vacinado 3 milhões de animais no mundo inteiro desde 2007.

A missão é de conscientizar a população sobre os impactos da raiva animal e humana, como é fácil preveni-la e como eliminar as principais fontes da doença no mundo. A raiva em humanos é 100% evitável através de tratamento médico adequado e rápido. No entanto, mais de 55.000 pessoas, principalmente na África e Ásia, morrem de raiva todos os anos - um índice de 1 pessoa a cada 10 minutos.

A principal fonte de doença são os cães. A transmissão pode ser evitada com a vacinação dos animais e com campanhas educacionais. A vacinação é eficaz e segura, mas ainda pouco disseminada nos países em desenvolvimento.
A primeira campanha em setembro de 2007, contou com a participação de quase 400.000 pessoas em 74 países!

Essa incrível resposta à iniciativa foi um grande passo e um grande incentivo. Desde então, o Dia Mundial de Combate à Raiva creceu e já pode ser visto em 125 países, incluindo os países de língua portuguesa.

Angola, 2008: uma força-tarefa foi organizada para vacinar cachorros de casa a casa em Luanda, além de uma enorme campanha publicitária sobre prevenção da raiva.


Portugal, 2009: a Ordem dos Médicos Veterináros do país criou um site sobre o assunto, http://www.omv.pt/noticias/dia-mundial-da-raiva-28-de-setembro-de-2009


Brasil, 2010: diversos eventos serão organizados pelas prefeituras locais, como o teatro e coral de crianças em São Paulo, "As Aventuras de Tobi, o Cachorro, e Mimi, o Gato, no Dia de Vacinação da Raiva". Para maiores informações, contate marilene@prefeitura.sp.gov.br.


Para mais informações, visite http://www.worldrabiesday.org/ (em inglês).

Nenhum comentário: