Guiné-Bissau |
O país estende-se por uma área de baixa altitude, estando o pico mais alto a 300 metros do nível do mar. A costa muito recortada e os inúmeros rios e reentrâncias tornam o transporte fluvial corrente e prático.
O clima é tropical havendo apenas duas estações no ano: a época seca de novembro a abril, e a de chuvas, de maio a outubro.
Bissau |
Ainda hoje é possível ver o estilo colonial no antigo bairro português caracterizado pelas ruas sinuosas com as casas típicas da época.
Não se pode perder a Fortaleza d’Amura, o Palácio Presidencial, a Catedral e o monumento Pidjiguiti na capital. AH! não se esqueça dos mercados da cidade: o Central e o de Bandim, onde se encontram comida e artesanato típicos do país.
Uma das maiores manifestações culturais é o carnaval guineense com características únicas!
Carnaval Guineense |
Forte de Cacheu |
No norte do país encontra-se Cacheu, uma tranquila vila na costa, atravessada pelo Rio Cacheu, um dos muitos rios que cortam a Guiné-Bissau. Local calmo e agradável onde é possivel visitar um importante forte do século XVI.
Próximo desta vila encontra-se o Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, a área protegida com melhor acesso.
Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu |
Aqui é possível encontrar o maior bloco contínuo de mangue de toda a África Ocidental, cerca de 70% do parque está coberto por este ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e marinho. Os flamingos e os papagaios predominam neste parque.
Bafatá |
Bafatá, é a segunda maior cidade da Guiné Bissau e fica na margem de um outro grande rio, o Rio Gêba. Uma cidade surpreendentemente tranquila onde predominam os edifícios e casas coloniais.
Parque Natural das Lagoas da Cufada
|
No centro do país, perto da cidade de Buba, está o Parque Natural das Lagoas da Cufada. Esta é a maior lagoa de água doce do país, que se estende por quase noventa mil hectares e um local importante de acolhimento de aves europeias durante o inverno.
Parque Nacional das Florestas de Cantanhez |
Mais a sul, junto à fronteira com a Guiné-Conacri encontra-se o Parque Nacional das Florestas de Cantanhez, uma floresta com árvores de grande porte e um habitat para diversas espécies e onde é possivel encontrar populações de chimpazés. Este parque é uma das mais recentes áreas protegidas do país.
A Guiné-Bissau é constituída por uma parte continental e outra insular. Na zona insular está o Arquipélago de Bijagós, constituído por mais de 80 ilhas. Internacionalmente conhecido, mas não muito explorado pelos turistas, este arquipélago foi classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.
As suas ilhas são exemplo de natureza bruta de uma beleza divinal! Muitas não estão habitadas, havendo locais considerados sagrados, onde as comunidades realizam cerimónias. Neste arquipélago encontra-se ao sul o Parque Nacional de Orango e a sudeste o Parque Nacional Marinho João Vieira-Poilão. Para além das aves marinhas, predominam várias espécies de mamíferos aquáticos como: hipopótamos, crocodilos, tartarugas e golfinhos.
As suas ilhas são exemplo de natureza bruta de uma beleza divinal! Muitas não estão habitadas, havendo locais considerados sagrados, onde as comunidades realizam cerimónias. Neste arquipélago encontra-se ao sul o Parque Nacional de Orango e a sudeste o Parque Nacional Marinho João Vieira-Poilão. Para além das aves marinhas, predominam várias espécies de mamíferos aquáticos como: hipopótamos, crocodilos, tartarugas e golfinhos.
Ainda ao norte, existe a Área Marinha Protegida das ilhas Formosa, Nago e Chediã.
Área Marinha Protegida das ilhas Formosa, Nago e Cheidã |
O acesso ao arquipélago pode ser feito a partir de Bissau em canoas públicas, um meio de transporte muito frequente em todo o país, ou através do Expresso Bijagós, um antigo cacilheiro lisboeta, que sai à sexta-feira e regressa ao domingo à capital.
Praia de Bruce nos Bijagós |
Neste país é ainda possível encontrar praias de beleza rara. No continente temos o exemplo a norte, junto à fronteira com o Senegal, da praia Varela.
Entre as atividades a praticar neste paraíso tropical, destacam-se a pesca e caça desportivas e os desportos náuticos.
Um país com um património natural indiscutivelmente deslumbrante e paradísiaco, pouco explorado pelos turistas, mas sem dúvida à altura de uma grande aventura!
mais informações em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário