Inspirada por contos de fadas e recordações da sua infância, pela literatura clássica e moderna e pela realidade politica e social, Paula Rego cria uma hipnotizante e apaixonante obra que explora as lutas entre mulheres e homens, pais e filhos e entre o poder e a fraqueza.
Peter Pan:Boys and Pirates Fighting,1992 |
Paula leva para os seus desenhos, as memórias da infância em Portugal. Os contos e histórias contadas pelas tias e avós enquanto criança serviram-lhe de inspiração para a sua fértil imaginação. Exemplo disso são os quadros Hey diddle diddle,1989 e Peter Pan: Boys and Pirates Fighting, 1992.
Paula nasceu em Lisboa em 1935, no seio de uma família próspera de classe média. Seu pai foi um engenheiro “amável e liberal” como a artista o classifica, levou-a a ver óperas e filmes da Disney. Estes filmes serviram de inspiração para o Dancing Ostriches,1995 ou Swallows the Poisoned Apple,1995. Sua mãe incutiu-lhe o gosto pelas roupas e trajes que também marcaram muito os seus quadros.
Swallows the Poisoned Apple 1995 |
A doença do marido também inspirou o quadro "A Família" em 1988 que se tornou uma de suas obras mais popularizadas e aplaudidas. Victor morreu neste mesmo ano e chegou a descrever os temas da obra de Paula como sendo repletos de “domínio e rebelião, sufoco e revolta”. Na verdade, Paula afirmou que o seu trabalho era uma subversão das hierarquias e pretendia “virar as coisas do avesso e perturbar a ordem estabelecida”.
De acordo com o crítico de arte Robert Hughes, Paula Rego é "a pintora viva que melhor expressa as experiências das mulheres".
Em 1998, em resposta direta ao referendo sobre o aborto em Portugal, Paula retratou uma série de imagens de mulheres submetidas a abortos clandestinos numa crítica explicitamente política.
Vivendo em Londres desde 1975, Paula Rego tem seu estúdio em Kentish Town onde manequins, roupas e trajes vitorianos, bonecos, fantoches, caixas com inúmeros adereços caracterízam o seu espaço de trabalho.
" Pintar é mágico. Estar no meu estúdio é como estar dentro do meu próprio teatro" afirma a artista.
Paula Rego também se inspira em obras literárias de Jane Eyre e Eça de Queiroz.
Estúdio de Paula Rego em Kentish Town, Londres |
Casa das Histórias |
O seu trabalho pode ser visto em várias instituições públicas um pouco por todo o Mundo como o British Museum; Fundação Gulbenkian em Lisboa; The Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque e o Tate Galery em Londres.
Em Setembro de 2009 foi inaugurado em Cascais um museu ao qual Paula Rego deu o nome de Casa das Histórias. Este museu fica perto do local onde Paula viveu a sua infância e acolhe mais de 300 impressões, desenhos e pinturas suas assim como obras do seu marido Victor Willing.
Em Setembro de 2009 foi inaugurado em Cascais um museu ao qual Paula Rego deu o nome de Casa das Histórias. Este museu fica perto do local onde Paula viveu a sua infância e acolhe mais de 300 impressões, desenhos e pinturas suas assim como obras do seu marido Victor Willing.
Paula Rego continua a ir para o estúdio quase todos os dias para criar e “pintar as suas histórias” e diz: “ Estou à espera para ver o que virá a seguir.”
E nós também...
Para mais informações:
Um comentário:
www.facebook.com/paulafigueiroarego
Postar um comentário