sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Próxima Viagem: São Tomé e Príncipe

 No dia 21 de janeiro, iniciamos uma série sobre turismo nos países de língua portuguesa.
Começamos pelo arquipélago de Cabo Verde e hoje vamos viajar para São Tomé Príncipe, também conhecido como o paraíso perdido.

Embarquem conosco à descoberta deste país fascinante.....


 São Tomé e Príncipe é um dos menores países do mundo. É com certeza o menor dos países de língua portuguesa, mas a exuberância de sua natureza tropical, suas cores, seus sabores, suas praias desertas e a simpatia de seu povo, fazem deste país situado no Golfo da Guiné na costa oesta da África, composto de duas ilhas e diversas ilhotas de origem vulcânica, um dos locais obrigatórios de se visitar.


Plantadas no Oceano Atlântico, estas ilhas são cercadas de praias de areia fina e dourada pelo sol.
A água cristalina que as rodeiam são de um azul turquesa que até parece chamar para um mergulho.
O fundo do mar é rico em recifes, corais, tartarugas marinhas e milhares de espécies de peixe que faz deste arquipélago um paraíso para a pesca submarina. Mas cuidado com os tubarões...

 Aproveitem também para explorar a costa e conhecer o relevo das ilhas através de um passeio de barco. Aventurem-se pelo mar adentro para observar as baleias e golfinhos que convivem nestas águas e, se forem bem corajosos, podem arriscar-se a nadar com eles.

Espalhadas por todo o país, encontram-se antigas plantações de cacau, a que se dá o nome de roças. São Tomé e Príncipe já foi o maior produtor de cacau do mundo.
Algumas destas antigas fazendas de cacau foram estão sendo recentemente reabilitadas e aproveitadas para o turismo rural. 

Perto S. João dos Angolares, uma vila de pescadores nas costa leste da ilha de São Tomé, encontra-se a primeira Roça que concilia o turismo rural e atividades culturais. A casa que alberga a pousada foi graciosamente mobilada com peças e objetos coloniais recuperados na própria roça.
É o local ideal para passar uma noite, relaxar e desfrutar do mar e montanhas que podem ser avistados das varandas dos quartos. 
Esta roça também promove ações sociais e culturais como o centro de formação e produção de artesanato; o Projeto "Agarra a Vida" (de promoção e valorização de jovens mulheres angolares); uma sala multiusos para formação e exposições de artes plásticas com a colaboração de artistas nacionais e estrangeiros.   

Monumento que assinala a posição
do equador no Ilhéu das Rolas
Já mais ao sul da ilha de S.Tomé, em Porto Santo, é possível apanhar o barco para o Ilhéu das Rolas. Local de belíssimas praias, é também aqui que passa a linha do Equador onde se pode ter um pé em cada lado do mundo.

Se forem aventureiros e apaixonados pela natureza exótica têm mesmo que passar por S. Tomé e Príncipe.
Dotado de uma vegetação densa e de um relevo muito irregular, São Tomé oferece excelentes condições para a prática de várias atividades como caminhadas, escaladas,canoagem, voo livre e observação de fauna e flora.

Pico S. Tomé
Existem catalogados no país, mais de 135 espécies de aves que podem ser avistadas nas florestas destas ilhas vulcânicas com destaque para as regiões da Lagoa Amélia, Ilhas Tinhosas e Pico de S.Tomé. Durante a caminhada, ainda se podem deparar com belíssimas quedas de água como a cascata de S. Nicolau.   


Praia Banana
Já na Ilha do Príncipe, do miradouro da Roça Belo Monte, avista-se todo o esplendor da Praia Banana, com um mar de água azul esmeralda, que escurece para o azul forte à medida que aumenta a profundidade. Mas é preciso descer por entre a selva densa de uma vegetação luxuriante para chegar à praia deserta, lá em baixo, e sentir verdadeiramente o que faz da Praia Banana um dos lugares mais paradisíacos do mundo.

Deixe-se encantar por S.Tomé e Príncipe e tenha uma boa viagem!


Saiba mais:
[http://eportuguese.blogspot.com/2010/01/fazendas-de-cacao-em-sao-tome-e.html]

Nenhum comentário: