terça-feira, julho 31, 2012

Feriado Nacional na Suiça

A história da Suíça começa a 1º de Agosto de 1291 quando os habitantes da Confederação de Uri, Schwyz e Unterwalden se uniram numa aliança que ficou conhecida como Bundesbrief ou Carta de Aliança para lutar contra os Habsburgos, soberanos da Áustria.


Esta confederação era habitada principalmente por camponeses, nobres e seus servos e era conhecido como Waldstätte ou países florestais.




O Waldstätte permaneceu durante vários séculos sob a proteção do Sacro Império Romano-Germânico, até que os Habsburgos começaram a ameaçar a sua soberania.


 A tensão entre a casa dos Habsburgos e os confederados crescia até que eclodiu a batalha de Morgarten em 1315, que se deu ao sul de Zurique, onde cerca de 1 500 soldados confederados suíços lutaram contra 4000 a 8000 soldados do duque Leopoldo I da Áustria de e Habsburgo (wikipedia).




Os austríacos esperavam uma vitória fácil, porém os confederados prepararam uma emboscada com uma avalanche de pedras e troncos de árvore que causou uma grande confusão permitindo que o povo de Schwyz, liderados por Werner Stauffacher e contrariando todas as espectativas, sairam vitoriosos.


Os confederados ganharam a reputação de serem guerreiros ferozes e temíveis e passaram a ser respeitados pelos outros países.


Envolvidos em pequenos conflitos, aos poucos outros territórios foram se anexando à Confederação. Zurique, Zug, Glarona, Friburgo e Soleura, Grisões.
Em 1501, as cidades de Basileia e Schaffhausen foram integradas na confederação, e em 1513 o Apenzell (antes de se dividir) integrou a confederação, somando assim treze cantões, que constituíam a antiga Confederação de 1291 durante muito tempo.

Em 1353, Berna que sempre havia sido cobiçada por vários ducados, entrou para a Confederação

Porém a independência formal só aconteceu em 1648. (wikipedia)


Entre 1650 e 1790, a Suiça enfrentou vários disputas entre suas familias nobres reclamando igualdade nos direitos.


Em 1761, foi criada a Sociedade Helvética em Zurique. Juntavam-se todos os anos em Schinznach-Bad (Cantão de Argóvia) e discutiam a história e o futuro da Confederação.


A partir de 1848 a Suiça tornou-se uma Confederação de 26 cantões comemorando sua unidade nacional no dia 1º de Agosto.

Neste dia é feriado nacional comemorado com fogos de artifício, festa nas ruas e muita comida celebrada com turistas de todas as partes do mundo. É o inicio da Festa de Genebra".




domingo, julho 29, 2012

Os agrotóxicos: você conhece esse veneno?

Agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, biocidas, desinfestantes, adubos químicos), utilizadas na agricultura, para torná-los mais resistentes à ação de pragas, doenças e ervas daninhas.


Agrotóxicos começaram a ser desenvolvidos nos anos 20 do século XX.
Chegaram até a ser usados como arma durante a IIª Guerra Mundial sendo que a massificação da sua utilização na agricultura se deu a partir dos anos 60.

A agricultura moderna intensiva e a utilização de agrotóxicos são hoje inseparáveis, pois o abastecimento das cidades tem de ser garantido, e a utilização desses produtos possibilita uma maior fiabilidade à colheita e uma maior duração do produto.

Hoje o desenvolvimento da indústria e a criação de legislação regulatória levou a que alguns dos produtos mais agressivos e nocivos para o ambiente e para a saúde (como os famosos DDT -  Dicloro-Difenil-Tricloroetano) tenham sido banidos.

O grande problema dos agrotóxicos envolve o seu uso frequente e inadequado, sobretudo a sua utilização excessiva ao longo do tempo e um deficiente armazenamento dos materiais por parte dos produtores. Porém, alguns grupos estão expostos de uma forma particularmente gravosa, como é o caso dos trabalhadores ee produtores rurais, de moradores que habitam junto a fábricas e fazendas, além dos comuns consumidores.

Precisamente o Brasil vem ocupando, nos últimos anos, o lugar de maior consumidor mundial de agrotóxicos, com cerca de 300 mil toneladas de produto comercial.
Nos últimos quarenta anos o consumo desse tipo de produto cresceu 700% 
enquanto a área agrícola aumentou…78%. 


Essa razão leva a que varios investigadores e grupos de defesa do ambiente e da saúde venham alertando para a necessidade de tomar medidas concretas para combater o uso abusivo e descontrolado de agrotóxicos no Brasil. O grupo de trabalho de trabalho de Saúde e Ambiente da ABRASCO (Associação brasileira de pós-graduação em saúde coletiva) é um desses grupos e no momento pretende preparar um dossier cientifico para lançar durante o Congresso Mundial de Nutrição no final de abril de 2012 e durante a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente – a Rio +20, ambos no Rio de Janeiro. Você também pode contactar a ABRASCO e deixar a sua ideia ou participação, nesse link.

É importante que vários grupos e individuos se unam nessa luta, pois os agrotóxicos podem ser encontrados em verduras, legumes, frutas e grãos, açúcar, café, mel, leite, ovos, carnes e frangos!
Você sabia que segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento que apresentam um maior indice de agrotóxico é o pimentão, seguido pelo morango e pela uva?


Veja o documentário "O veneno está na mesa" o realizado por Silvio Tendler (49 minutos) que aborda o problema dos agrotóxicos.





Obtenha mais informação através dessas ligações:





quinta-feira, julho 26, 2012

Cristo Rei de Dili - Timor Leste

Fonte da imagem
A estátua do Cristo Rei de Dili tornou-se um ponto de referência não só na cidade, mas também no país.

Encontra-se em cima de um globo, a estátua tem mais de 27 metros de altura e fica na península de Fatucama, voltada para o oceano. 
Um pouco de História....
Como tudo começou?

A ideia de elevar uma estátua de Cristo Rei foi proposta por José Abílio Osório Soares (ex-governador de Timor-Leste) a Suharto (ex-Presidente da República da Indonésia) para celebrar o 20º aniversário da integração de Timor Leste na Indonésia.

Sua construção, que durou mais de um ano, foi cercada de muita resistência e protestos, já que Timor-Leste ainda se encontrava sob ocupação Indonésia.

Até o fato da estátua estar voltada para o mar ao invés da população foi motivo de discussão. 

O corpo da estátua é composto por 27 peças de cobre.

Contudo, a grandiosidade, a serenidade e a beleza da estátua superaram os preconceitos e hoje esta é um das maiores atrações turísticas de Dili.

DIFICIL ACESSO


Fonte da imagem
 O Cristo Rei de Dili está localizado num promontório, no topo de um colina e o acesso inclui a subida de mais de 500 degraus. 

No entanto, ao chegar lá, a vista é maravilhosa e de tirar a respiração.

Assim acaba a nossa viagem pelos 4 países de língua portuguesa que têm magníficas estátuas do Cristo Rei!

Todas com histórias emocionantes e com significados diferentes mas ao mesmo tempo iguais: todas as estátuas são grandiosas e um orgulho para a sua nação!





terça-feira, julho 24, 2012

Reunião para discutir o Toolkit de eHEALTH da OMS

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), eHealth consiste no uso efetivo e seguro de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para apoiar o setor saúde e das ciências da saúde, inclusive os serviços de atendimento e prestação de serviços, vigilância, literatura, educação, conhecimento e pesquisa.

http://ec.europa.eu/information_
society/activities/health/whatis
_ehealth/index_en.htm

Seu uso se intensificou com a explosão da Internet e com o aumento e a rapidez da conectividade, especialmente na primeira década deste milênio. Não há dúvidas de que, atualmente, eHealth está revolucionando a prestação de cuidados e está no centro dos sistemas de saúde.


Para contribuir com o desenvolvimento de estratégias de eHealth nos países, a OMS em Genebra em colaboração com seus Escritórios Regionais e em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), está promovendo uma reunião entre os dias 24 a 26 de julho de 2012 para lançar um toolkit, ou (conjunto de ferramentas) como forma de apoiar os países a implementarem e desenvolverem suas próprias estratégias na área. É de considerar o impacto positivo que o avanço das TIC têm tido na prestação de serviços, na saúde pública, na pesquisa e em todas as atividades sanitárias, tanto para países de alta como de baixa renda.






Neste encontro, os participantes vão trocar experiências e discutir as parcerias, no sentido de  melhorar a estratégia nacional eHealth de cada país.

A reunião conta com a presença de representantes de diversos países como o Brasil e Portugal, que ontem tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a rede ePORTUGUESe.


A coordenadora da rede, Dra. Regina Ungerer não pode estar presente por se encontrar em São Tomé e Príncipe, participando da Avaliação do Projeto da Comissão Europeia sobre o desenvolvimento dos recursos humanos para a saúde nos PALOP + Timor Leste.

Na foto, da esquerda para a direita:


Ana Lucília Pires, interna da rede ePORTUGUESe na OMS
 Dr. Nando Campanella - Gerente do Departamento de Comunicação e Gestão do Comhecimento no Escritório de Representação da OPAS/OMS no Brasil
 Igor Campos Damiani, interno da rede ePORTUGUESe na OMS
 Dr. Ricardo Puttini, Departamento de Informática do Sistema único de saúde (datasus), Ministério da Saúde do Brasil
 Dr. Augusto César Gadelha Vieira , Diretor Departamento de Informática do Sistema único de saúde (datasus), Ministério da Saúde do Brasil
Jorge Tomé Costa, interno da rede ePORTUGUESe na OMS
Dr. Miguel Peixoto, potuguês, ponto focal de eHealth Data and Informatics no escritório regional para a África da OMS






domingo, julho 22, 2012

Cristo Rei de Lubango - Angola


Fonte da imagem

O Cristo Rei de Lubango encontra-se na cordilheira da Chela em Angola.


O monumento, erguido nos anos 60 por colonizadores da Ilha da Madeira é praticamente uma réplica do Cristo Rei de Almada em Portugal, tem 14 metros de altura e é a única escultura deste tipo em Angola.

Ao contrário das outras três estátuas do Cristo em países de língua portuguesa (Rio de Janeiro, Almada e Dili), a construção do Cristo Rei de Lubango não teve cunho religioso.

A idéia nasceu do engenheiro português Carlos Sardinha que viu nas montanhas um cenário ideal para construção do monumento que durou 2 anos.

Após de terminada a obra, o monumento passou a ser um ponto privilegiado dos religiosos. Hoje, a estátua do Cristo Rei ostenta o emblema de património cultural do país, daí a importância de sua preservação.




quinta-feira, julho 19, 2012

Cristo Rei de Almada - Portugal

Fonte da imagem
Situada na margem sul do Rio Tejo em Portugal.

O monumento inteiro tem  110 metros de altura e parece olhar por toda a cidade de Lisboa.

COMO TUDO COMEÇOU?

A ideia de construir uma estátua à semelhança da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa em 1934.

O episcopado havia feito uma promessa, de que se Portugal fosse polpado da II Guerra Mundial, o monumento seria erguido.



A CONSTRUÇÃO

A primeira pedra da construção do monumento foi lançada no dia 18 de dezembro de 1949 e o Cristo Rei foi inaugurado a 17 de maio de 1959.

Sua inauguração foi na presença de várias autoridades, inclusive o Cardeal do Rio de Janeiro e 300.000 pessoas. Inclusive a estátua de Fátima foi transportada para Lisboa para testemunhar as celebrações e o Papa João XXIII mand
ou uma mensagem pelo rádio.

GRANDE ATRAÇÃO TURÍSTICA

Fonte da imagem


Este monumento oferece uma linda vista para a cidade de Lisboa e sobre a famosa Ponte 25 de abril.

Ao visitar Lisboa,
você tem que ir lá!


quarta-feira, julho 18, 2012

Feliz aniversário Nelson Mandela


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/
+commons/1/11/Young_Mandela.jpg



Dia International de Nelson Mandela (18 Julho)


"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar." Nelson Mandela



De uma nobreza tribal…até à atuação política…


Nelson Mandela nasceu em 1918 de uma família nobre em uma tribo de uma
pequena aldeia do interior da Africa do Sul e possivelmente seria um grande chefe de Mvezo, na região Transkei.
Mandela ingressou, em 1939, em Fort Hare, a primeira universidade da África do Sul a oferecer cursos para negros. Os alunos eram ensinados a serem líderes do povo, mas não aprendiam a lidar com o preconceito e a opressão racial.

Mandela envolveu-se em alguns movimentos estudantis e acabou por ser expulso da universidade. Fugiu para Joanesburgo por recusar o casamento tradicionalmente arranjado.

 
Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news
/picturegalleries/

2182812/Nelson-Mandela-in-pictures.html





Mais tarde terminou a sua graduação na Universidade da África do Sul por correspondência e continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand.

Enquanto estudante, Mandela envolveu-se na oposição ao regime racista do apartheid, que negava direitos políticos, sociais e económicos, aos negros. Fundou, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA (Congresso Nacional Africano). Contribuiu ainda para a divulgação da Carta da Liberdade que continha um programa fundamental para a luta anti-apartheid.


Em 11 de junho de 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem e conspiração contra o governo da África do Sul.

Enviado para a prisão da Ilha Robben, ocupou uma pequena cela e ficou privado das informações do mundo exterior.

Foi transferido duas vezes de prisão e em 1985  negociou a sua própria liberdade.

Em 11 de fevereiro de 1990 Nélson Mandela finalmente foi solto e  recebido por uma multidão que o aclamou como candidato à Presidência da República.



Fonte: http://comunidade.sol.pt/blogs/olindagil/
archive/2010/02/13/

Homenagem-a-Nelson-Mandela.aspx
 
Em abril de 1994, Nélson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Falando sobre sua época na prisão, Mandela declarou no dia da posse:

“Só a tolerância nos permitiu chegar até hoje. Por isso eu convido, vamos esquecer, integrar, perdoar. Vamos fazer o que ninguém mais fez no mundo".


Ficheiro:Nelson Mandela-2008 (edit).jpg
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ficheiro:Nelson_Mandela-2008_(edit).jpg


O seu mandato durou cinco anos. Durante este periodo, Nélson Mandela ganhou novamente respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna.

Nélson Mandela retirou-se da vida pública aos 85 anos.

Apareceu em público pela última vez na final da Copa do Mundo de futebol, organizado pela África do Sul, em Julho de 2010.

Nelson Mandela é, segundo  Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas,

 "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo” e comemora hoje o seu 94º aniversário.





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela


http://www.nelsonmandela.org/content/page/biography/






domingo, julho 15, 2012

Quantas estátuas do Cristo existem nos países de língua portuguesa?



Fonte

Existem várias estátuas de Jesus Cristo no mundo, por exemplo na Colombia, na Polônia, Bolivia, Mexico, Indonésia, Espanha e mesmo no Vietmam, entre tantos outros. 

Nos países de língua portuguesa, exsitem 4 estátuas do Cristo, conhecidas como Cristo Rei. Almada em Portugal, Lubango em Angola, Dili em Timor Leste, mas certamente nenhuma é mais famosa do que a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Esta semana, falaremos um pouco da história de cada uma delas.
Começamos pelo Rio de Janeiro em homenagem à cidade que recentemente foi elevada a condição de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


A Estátua do Cristo Redentor situa-se no Morro do Corcovado que fica há quase 800 metros acima do nível do mar e em 2007 foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo. 
Fonte


Considerada a segunda maior estátua do Cristo no mundo, tem 38 metros de altura e foi inaugurada em 12 de outubro de 1931.

Os preparativos para a construção do monumento começaram em 1921 para coincidir com o centenário da independência do Brasil, mas foram precisos outros 10 anos para que o Cristo Redentor fosse inaugurado.


O Cristo Redentor é feito de concreto armado e revestido de pedra-sabão.

Muitos assumem que a estátua do Cristo Redentor foi um presente da França ao Brasil, mas a obra foi erguida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias de todo o Brasil. O desenho final da estátua é de autoria de Carlos Oswald, que apesar de ter nascido em Florença na Itália, era brasileiro e ao falecer em 1971, deixou um enorme acervo de gravuras que se encontram no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (wikipedia).

Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos por Paul Landowski.

Este símbolo do cristianismo, tornou-se um dos ícones mais conhecidos do mundo (wikipedia)



Fonte


 


sexta-feira, julho 13, 2012

VIII Jogos desportivos da CPLP

Os VIII Jogos Desportivos da CPLP estão a pleno vapor em Mafra, Portugal.


7 e 15 de Julho de 2012



Veja o site

terça-feira, julho 10, 2012

Não se esqueça do protetor solar


Finalmente com o verão a pleno vapor no hemisfério norte, temos que nos preocupar com a exposição ao sol.

já comprou o seu protetor solar??

A exposição ao sol é um fator de bem-estar e nada como uma caminhada cedo com o sol e a brisa da manhã no rosto. Mas não se engane..... O sol pode ser prejudicial se você não seguir determinadas regras.

Não há dúvidas de que a radiação solar é necessária à produção de vitamina D no nosso organismo, mas pode também provocar queimaduras dolorosas, o envelhecimento precoce da pele, e lesões cutâneas potencialmente graves e com o acúmulo ao longo dos anos, pode-se desenvolver o câncer de pele.


Por essas razões e com a diminuição da camada do ozono na atmosfera da Terra, é cada vez mais importante evitar expôr-se ao sol nas horas de maior calor (12h-16h), usar chapéu, uma camisa ou t-shirt e óculos. Procure a sombra sempre que possível e não se esqueça nunca do protetor solar!

As precauções relativamente ao sol aplicam-se a todos, mas são especialmente importantes no caso das crianças e das pessoas com tipos de pele mais sensíveis.

Há 2 tipos de protetor solar: o físico (materiais opacos que refletem a luz como por exemplo o dióxido de titânio) e o químico (materiais absortivos que absorvem a luz UV como oxibenzeno).

Os melhores protetores solares protegem tanto contra a radiação ultravioleta UVB , que pode causar queimaduras solares, como para UVA que causa danos à pele a longo prazo.

O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do protetor solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que oferece contra raios UVB.

Os protetores solares convencionais não bloqueiam o UVA tão efetivamente quanto o UVB.

A grande maioria das pessoas não aplica o protetor da melhor forma nem usa o fator mais adequado para o seu tipo de pele.

Como escolher e aplicar um protector solar

1. Os protetores solares devem bloquear a radiação UVA e UVB.

2. Os índices de protecção devem ser adequados ao seu tipo de pele (quanto mais clara, mais alta a proteção)

 Pele clara que fica vermelha e dificilmente bronzeia: comece com filtros 50 ou 60 e, depois de duas semanas, opte pelo FPS 30.
 Pele clara que bronzeia facilmente: comece com o FPS 30 e depois de duas semanas passe ao FPS 15.
 Pele morena: comece com FPS 30 e depois de apenas uma semana passe ao FPS 15.
 Pele negra: filtro 15 durante todo o verão.

3. As condições de conservação afectam a eficácia do protector solar: evite expô-lo ao calor.

4. Evite o uso de protectores solares de um ano para o outro.

5. Aplique um bom protector solar com meia hora de antecedência à exposição.


6. A dose recomendada pela FDA (Food and drug administracion) é de 2 mg/cm². Um adulto médio necessita aproximadamente de 30 g para cobrir a sua área corporal não coberta considerando que esteja vestindo fato de banho.
 
7. Atenção às zonas particularmente sensíveis: lábios, rosto, ombros, face anterior dos braços e pernas.


8. Atenção a áreas habitualmente esquecidas: costas das mãos e dos pés, orelhas, nuca e nariz.


9. Deve ser reaplicado em cada duas horas para que mantenha a sua eficácia.

 

domingo, julho 08, 2012

EURO 2012 - você acompanhou?

Fonte da imagem

Como tudo começou…

O Campeonato da Europa transformou-se numa enorme história de sucesso e goza atualmente do estatuto de um dos maiores eventos desportivos do mundo, mas a criação do torneio, há cinco décadas, foi mais difícil do que seria de esperar.

Os torneios entre federações já tinham começado nos outros continentes quando a ideia de uma competição europeia para seleções nacionais começou a tomar forma na década de 1950.

Havia muitas opiniões contrárias como por exemplo o receio de que esta competição pudesse interferir com a Copa do Mundo. Mas no final venceu a razão e para satisfação dos fãs.....

Muitos países já sediaram uma Copa da Europa e em 2012 foi a vez da Polônia e Ucrânia.

No final, venceu a equipe vencedora do EURO 2008
e atual Campeã do Mundo:
ESPANHA
 

O Vencedor do EURO2012  era naturalmente uma das equipes favoritas que com as suas "ganas de ganhar" tornou esta probabilidade na realidade.

Fonte da imagem



Fonte da imagem

A goleada da Espanha n Itália (4-0) foi comemorada por todo o lado onde houvesse falantes da língua de Cervantes.

Ninguém quis mais saber do pedido de resgate ao FMI porque a Fúria é "campeona" e pela terceira vez.


Como seria de esperar, a festa começou mesmo a meio do jogo tendo sido confirmada com o apito final de Pedro Proença árbitro que com a participação está no topo da sua carreira, e que representou Portugal de uma forma brilhante pela sua atuação dentro e fora das quatro linhas.




Madrid, Barcelona, Bilbao, Valência, tornaram-se as pistas de dança e a fiesta durou pela madrugada fora.

Referencias:

http://pt.uefa.com/uefaeuro/history/background/index.html
http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/161689/HEALTH-ADVICE-for-Travellers-to-Poland-and-Ukraine-for-the-2012-UEFA.pdf




quinta-feira, julho 05, 2012

Dia 19 de Junho: Dia Mundial da Doença Falciforme


Fonte da imagem
No dia 19 de junho celebrou-se o Dia Mundial da Doença Falciforme.


Adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro do 2008, este dia foi estabelecido em reconhecimento de que esta doença é problema de saúde pública sendo "uma das principais doenças genéticas do mundo".

Liderado por especialistas da República Democrática do Congo, este dia deve ser dedicado a campanhas de educação e sensibilização sobre esta doença.


Então vamos entender!!!

O que é anemia falciforme? 


Fonte da imagem
É uma deformidade na forma das células vermelhas do sangue ou hemácias que normalmente tem o formato de um disco, mas que no portador da anemia falciforme, adquirem a forma de uma foice, daí o seu nome.

E, em situações específicas, as hemácias falciformes tornam-se rígidas, aderindo-se à parede dos vasos sanguíneos obstruindo-os e dificultando a circulação do sangue.

 
Fonte da imagem

Quais os sintomas da anemia falciforme?

Cansaço, dores nas articulações ou no abdomem devido à obstrução dos vasos sanguineos capilares,, icterícia (amarelo nos olhos e pele), maior propenção à infecção, feridas que demoram a cicatrizar.

Se as obstruções ocorrerem em vasos maiores pode levar a complicações sérias como acidente vascular encefálico, infarto e isquemia dos membros. A obstrução de vasos da retina pode levar a cegueira.
Já nos primeiros anos de vida, o portador apresenta manifestações clínicas importantes, daí a importância de um diagnóstico precoce, tratamento adequado e do acompanhamento especializado


Um dos órgãos que mais sofrem é o baço, o responsável pela retirada de hemácias defeituosas da circulação. Depois de um tempo, o baço fica congestionado de células falciformes tornando-se obstruido, ocasionado o seu infarto (infarto esplênico).
O baço além de remover as células defeituosas também é um órgão que participa do sistema de defesa do organismo. A falta de funcionamento pode comprometer a imunidade da pessoa e favorecer o aparecimento de certas infecções como pneumonia e meningite.
Infecções generalizadas são a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme.

O paciente deve estar sempre bem hidratado, uma vez que a desidratação favorece o afoiçamento das hemácias. As infecções devem ser sempre tratadas e os pacientes devem ser vacinados para diversas doenças como hepatite, influenza e bactérias que causam pneumonia.


Referências:


http://www.cdc.gov/ncbddd/sicklecell/documents/SCD%20factsheet_Sickle%20Cell%20Trait.pdf
http://www.blogspot.com/_pMxMXFn7L-4/STK2xJVH1BI/AAAAAAAADw0/eR-nS10cGkk/s1600-h/sickle_cell_01.jpg
http://www.it.ly/MkIo9H