quinta-feira, outubro 17, 2013

Você conhece a Ilha de Moçambique?

Fonte da imagem
 Tombada pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade em 1991

Fonte da imagem
Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula, na região nordeste de Moçambique, que deu o nome ao país. 
A cidade foi a primeira capital de Moçambique e detém o título de cidade mais antiga de Moçambique. 

Desde 1898, quando foi eleita a capital do país, continua a ser uma grande atração turística não só em Moçambique como em toda a África.

Há quem considere que seu nome deriva de Muipiti ou Mussa Ben-Bique, ou Mussa Al-Mbique, (filho de M'biki), nome do chefe da tribo que governava a ilha.
A Ilha de Moçambique tem cerca de 3 km de comprimento e 300–400 m de largura e está orientada no sentido nordeste-sudoeste, à entrada da Baía de Mossuril.  
Fonte da imagem
Está ligada ao continente por uma ponte de cerca de 3 km de comprimento, construída há 60 anos.

A costa oriental da Ilha estabelece com as ilhotas de Goa e de Sena, também conhecida por Ilhas das Cobras - de origem coralina, a famosa Baía de Moçambique.



Fonte da Imagem
Arquitetonicamente, a Ilha está dividida em duas partes, a "cidade de pedra" e a "cidade de macuti", a primeira com cerca de 400 edifícios, incluindo os principais monumentos, e a segunda, na metade sul da ilha, com cerca de 1200 casas de construção precária. 

No entanto, muitas casas de pedra são igualmente cobertas com macuti (material tradicional de construção, consistindo em tiras de folhas de coqueiro espalmadas, utilizadas ainda hoje para cobertura das casas).

Sabia que:

Fonte da Imagem
A ilha é uma mistura de arquitetura portuguesa e muçulmana. 

No Palácio dos Capitães-Generais, também conhecido como Palácio de São Paulo, encontram-se dois museus: o Museu da Marinha e Museu Palácio de São Paulo com uma coleção de artes decorativas, onde se destaca uma das maiores coleções do mundo de mobiliário indo-português.

O Forte de São Sebastião, na ponta norte da ilha, possui uma bela Igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Baluarte, muito provavelmente o mais antigo edifício europeu no Hemisfério Sul datado de 1522. 
A Capela de Santo Antônio, no Forte de Santo Antônio, que data do século XVI, bem como a rua da Contra Costa, a avenida que acompanha a costa norte da ilha são demonstrações de uma riqueza patrimonial e cultural muito relevantes. 

A estátua de Luís de Camões, a Igreja da Misericórdia com o seu museu de Arte Sacra, a Igreja de N.S.ª da Saúde e a pequena capela de S. Francisco Xavier, fazem parte da História da Ilha de Moçambique.  

A Rua dos Arcos, o Mercado Municipal, a Capitania-Geral, a Escola de Artes e Ofícios, o Antigo Hospital, oTribunal, a Câmara Municipal, a Mesquita Grande, o porto de pesca e o Templo Hindu são monumentos imperdíveis!


Assista a este vídeo produzido pela TV Brasil sobre a Ilha de Moçambique



Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macuti

http://cova-do-urso.blogspot.ch/2013/02/roteiro-de-sonho-ilha-das-cobras.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Mo%C3%A7ambique




Nenhum comentário: