segunda-feira, novembro 04, 2013

Novembro Azul

Novembro Azul
Enquanto o mês de outubro foi todo rosa, a cor de novembro é azul.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

Campanha de conscientização
O movimento é mais do que uma simples campanha de conscientização, espera-se que durante todo o mês promova-se reuniões para debater além do câncer de próstata, doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, saúde do homem, entre outras.

Movember
O símbolo da campanha é o bigode, e durante todo o mês os homens são encorajados a cultivarem seus pelos do rosto ao estilo Mário Bros.

Em vários países o movimento ganhou o nome de Movember, junção do nome do mês (novembro) com a palavra “bigode” em inglês (mustache). 


Mário Bros
Desde seu início, em 2003, em Melbourne (Austrália), o Movember cresceu e se tornou um movimento verdadeiramente global inspirando mais de 1,9 milhões de pessoas a participar de campanhas em 21 países em todo o mundo, de Moscou ao Rio de Janeiro, e em todo o resto que estiver no meio.

Em 2012, mais de 1,1 milhões de pessoas em todo o mundo aderiram ao movimento, que arrecadou cerca de 147 milhões de dólares para a causa. 


Campanha com ex-jogador Zico
No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida promove a Campanha Um Toque, Um Drible que busca mudar o paradigma em relação à ida do homem ao especialista e à realização do  exame de toque

O público-alvo da campanha são homens a partir de 45 anos e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade. Para alcançar os seus propósitos, a iniciativa tem o apoio de importantes formadores de opinião, como o ex-jogador de futebol Zico.
Em 2013, Um Toque, Um Drible já conta com um amplo calendário de ações em diversas cidades brasileiras, como Salvador, São Paulo, Barretos, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Petrolina. Essas ações contemplam: iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.


Itaipava Arena Fonte Nova

Cristo Redentor

Senado e Congresso Federal

Acompanhe as ações dessa campanha pelo site do Movimento Novembro Azul no Brasil que, junto com Portugal, também participa por meio do Facebook com as páginas Movember Brazil Movember Portugal.

Como funciona:

Movember desafia os homens a deixarem o bigode crescer pelos 30 dias do mês de novembro, mudando assim a sua aparência e chamando a atenção para a saúde dos homens.

Em outubro, os Mo Bros (nome dado aos homens que participam do movimento) se inscrevem em Movember.com, e no dia 1 de Movember (1 de novembro) com um rosto bem barbeado iniciam sua jornada de Mo-crescimento.

Durante todo o mês, os Mo Bros, tornam-se um anúncio e outdoor ambulante por 30 dias. E como todo mundo vai perguntar "Porque este bigode? Porque você não se barbeia?" criando necessariamente o dialogo e conscientização.


              
Mo Bro
Mo Bro

Outra parte importante de ser um Mo Bro é a angariação de fundos para a saúde dos homens.

Mas o Movember não é só para os homens

As mulheres do Movember são conhecidas como Mo Sistas. Elas desempenham um papel vital no sucesso do Movember, apoiando e encorajando os homens em sua vida para que eles tomem ação. 

As Mo Sistas também participam, inscrevendo-se em Movember.com e levantando fundos e conscientização. 

No fim do mês, Mo Bros e Mo Sistas celebram sua jornada de Movember, assistindo a uma das festas (Gala Partés) oficiais realizadas em todo o mundo em que os Mo Bros se vestem de acordo com seu Mo.

Bibliografia:

Nenhum comentário: