quinta-feira, maio 29, 2014

Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio


O tabaco é responsável por 10% das mortes em adultos no mundo.

É necessário que todos os anos destaque-se os riscos para a saúde relacionados ao uso do tabaco e seus derivados.

É importante que se crie políticas eficazes na redução de seu consumo.


O uso do tabaco é responsável por quase 6 milhões de mortes todos os anos, dos quais mais de 600 mil são não fumadores (fumantes passivos).

A menos que façamos algo, em 2030 a epidemia irá matar mais de 8 milhões de pessoas por ano. 
Mais de 80% destas mortes evitáveis serão de pessoas vivendo em países de baixo e médio rendimento.

Para o Dia Mundial sem Tabaco 2014, OMS e os seus parceiros apelam aos países a aumentar o imposto do tabaco.

Reduza o consumo de tabaco
salve vidas

Na Convenção Quadro para Controle do Tabaco da OMS (WHO FCTC), países devem implementar imposto e política de preços em produtos de tabaco como forma de reduzir consumo de tabaco. Pesquisa mostra que impostos mais elevados são especialmente eficazes na redução do consumo de tabaco em grupo de rendimento mais baixo e ao prevenir os jovens de começar a fumar. Aumento de imposto que aumente o preço do tabaco por 10% diminui o consumo por 4% em países de rendimento elevado e até 8% em países de rendimento médio a baixo.

Para além disso, aumentar impostos especiais de consumo é considerado a medida mais eficaz de reduzir o consumo de tabaco. O Relatório Mundial da Saúde 2010 indica que um aumento de 50% no imposto especial de consumo pode gerar cerca de 1,4 bilhões de USD em fundos adicionais em 22 países de baixo rendimento. Se distribuídos para área da saúde, o fundo para a saúde nesses países pode aumentar até 50%.

Objetivos

O objetivo final do Dia Mundial sem Tabaco é a de contribuir para proteger as gerações presentes e futuras não só das consequências devastadoras para a saúde do tabaco, mas também do flagelo social, ambiental e económico do consumo do tabaco e exposição ao fumo do tabaco.


Bibliografia:

http://www.who.int/campaigns/no-tobacco-day/2014/event/en/


Nenhum comentário: