Fonte da Imagem |
Enquanto que uma pequena porção de fumantes é capaz de manter níveis baixos ou muito baixos de consumo e deixar de fumar com facilidade, a verdade é que a grande maioria das pessoas tem sérias dificuldades para abandonar o hábito.
Felizmente, existem hoje diversas ferramentas sejam elas comportamentais ou farmacológicas para ajudar aqueles que querem parar de fumar.
Mas é claro, a motivação é fundamental.
A motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar.
Nas semanas que antecederem sua data, prepare-se para a mudança. Releia a sua lista de motivos e analise o seu registro diário de consumo de cigarros. Comece por atrasar seu primeiro cigarro da manhã. Espace o intervalo dos cigarros ao longo do dia e tente evitar as situações em que sente vontade de fumar. Mude sua marca de cigarro para outra que lhe dê menos prazer e nunca fume o cigarro até ao fim. Não fume em público. No caso de ter uma forte dependência da nicotina poderá necessitar de apoio medicamentoso. Neste caso consulte o médico ou farmacêutico.
Nos momentos em que sentir uma forte vontade de fumar, respire profundamente. Aprenda a relaxar sem cigarros, controlando a respiração.
Não pense que nunca mais vai voltar a fumar. Tenha pensamentos sobre as vantagens de ter parado de fumar.
Aumento o seu nível de atividade física diária. A prática de esportes é um grande incentivo a parar de fumar. Evitará também que aumente de peso.
Guarde diariamente, num local visível, o dinheiro que teria gasto em cigarros. Gaste-o em algo que lhe dê prazer.
E se recair?…
No caso de recair, lembre-se que a recaída faz parte de qualquer processo de mudança. A solução é voltar a tentar!
No caso de recair, lembre-se que a recaída faz parte de qualquer processo de mudança. A solução é voltar a tentar!
Lembre-se, parar de fumar não é fácil mas você vai se sentir muito melhor depois......
Nenhum comentário:
Postar um comentário