Hoje, dia 23 de maio de 2017, o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus foi eleito o novo Director-Geral da OMS.
Dr. Tedros nomeado pelo Governo da Etiópia, começará seu mandato de cinco anos no dia 1 de julho de 2017.
Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus foi Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia de 2012 a 2016 e Ministro da Saúde da Etiópia de 2005 a 2012.
Ele também atuou como presidente do Conselho do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária (Global Fund) e como presidente da Parceria de Fazer Recuar o Paludismo (Roll back Malaria - RBM), e ainda atuou como co-presidente do Conselho da Parceria para a Saúde Materna, do Recém-nascido e do Criança.
Na qualidade de Ministro da Saúde da Etiópia, o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus liderou uma força tarefa de reforma do sistema de saúde de seu país, incluindo o crescimento da infra-estrutura de saúde, criando 3,500 centros de saúde e 16,000 postos de saúde.
Dr Tedros iniciou mecanismos de financiamento para ampliar a cobertura de seguro saúde na Etiópia e como Ministro dos Negócios Estrangeiros liderou os esforços para negociar a Agenda de Ação de Adis Abeba, na qual 193 países comprometeram-se com o financiamento necessário para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030.
Para saber mais: WHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário