segunda-feira, dezembro 20, 2010

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Quem são os Yanomamis?

Os Yanomamis ("ser humano", em ianomâmi) são um povo indígena que habita o norte do Brasil e o sul da Venezuela, somando cerca de 33 mil pessoas, das quais 15 mil vivem em 255 aldeias em território brasileiro. 


Maloca ianomâmi
 Quase 100 mil hectares dessa região montanhosa nos estados de Roraima e Amazonas (norte do Brasil), um território maior do que Portugal, são hoje destinados a esta que é considerada uma das maiores comunidades indígenas do país.

As aldeias são constituídas por uma ou várias malocas (casas feitas de barro batido e palha), mantendo entre si vários níveis de comunicação e relações econômicas, incluindo matrimônios e rivalidades.


Visitantes aguardando Assembleia
(fonte: Folha de S. Paulo)
Os primeiros contatos sistemáticos de brancos com Yanomamis no Brasil aconteceram nos anos 1940. Antes disso, só se conheciam as informações coletadas por viajantes, como o etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg, que travou contato com os Yanomamis em 1911-1913 e escreveu sobre os relatos de trabalhadores brancos que se deparavam acidentalmente com aqueles índios nômades, falantes de uma língua desconhecida e temidos por povos vizinhos como poderosos guerreiros e feiticieiros. 

Em 1970, depois de várias disputas com os napê (estrangeiros, em geral brancos), a população ianomâmi reduziu-se muito, devido a chacinas que foram acontecendo até meados da dévcada de 1990. O período mais intenso de violência contra os Yanomamis aconteceu entre 1987 e 1992, quando estima-se terem morrido cerca de 1.500 indígenas.

------------------------------------------------------------
CURIOSIDADE

Em 1500, havia no Brasil quase 10 milhões de indígenas. Após 500 anos, essa população não soma mais de 460 mil pessoas, ou seja, 0,25% da população brasileira. Doenças hoje banais, como gripe, sarampo e coqueluche, e outras mais graves, como tuberculose e varíola, vitimaram muitas sociedades indígenas, por não terem imunidade natural a estas enfermidades.

------------------------------------------------------------
 
Mulheres ralando mandioca
(fonte: Folha de S. Paulo)
Em 1992, a comunidade ianomâmi ganhou maior atenção da imprensa por outro motivo: após vários anos de disputa pelas terras indígenas, o presidente do Brasil à época homologou a Terra Indígena Ianomâmi e garantiu-lhes proteção.
 
No entanto, ainda existe o drama que alguns entendem como o extermínio lento dos ianomâmis e que de vez em quando torna-se mais evidente na mídia. 
 
Davi Kopenawa
Davi Kopenawa é líder da Associação Hutukara Yanomami e desenvolve um trabalho de defesa dos direitos dos Yanomamis.  Debates entre líderes e eleitores, bem como negociações com o governo brasileiro, demonstram a crescente importância deste povo no domínio político.

Existem vários livros publicados sobre os Yanomamis, mas destacamos aqui o livro do antropólogo francês Bruce Albert, que conviveu com os Yanomamis por 35 anos: "La Chute du Ciel - Paroles d'un Chaman Yanomami" (A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami, editora Plon, 2010; em português, sairá pela Companhia das Letras em 2011).


Mais informações e fotos sobre a história e as eleições dos povos ianomâmis podem ser encontradas nos seguintes sites:




segunda-feira, dezembro 13, 2010

Milagrário Pessoal: Uma viagem pela língua portuguesa

Milagrário Pessoal - novo romance do autor angolano, José Eduardo Agualusa
Apesar da história de amor narrada, a obra é uma verdadeira homenagem à língua portuguesa, desde as suas origens até à atualidade.

José Eduardo nasceu em Huambo em 1960. Estudou em Lisboa, e desde então vive entre a África, Portugal e Brasil. 

José Eduardo já publicou varias obras que foram traduzidas para mais de vinte idiomas.

Entre os prémios arrecadados destaca-se o  prestigioso The Independent Foreign Fiction, promovido pelo diário britânico The Independent em colaboração com Arts Council England, agraciado pelo livro O Vendedor de Passados, sendo o primeiro escritor africano a receber tal distinção.

Ao longo da sua carreira José Eduardo Agualusa transparece nas suas obras e ações a paixão e fascínio pela língua portuguesa. Assim, em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.

Milagrário pessoal, recentemente publicado em Portugal e no Brasil, é de fato uma história de amor onde a defesa e elogio à língua portuguesa imperam. É a história de uma jovem linguista portuguesa, que trabalha com neologismos e faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Perturbada com a situação a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, e os dois partem em busca da fonte desses neologismos. Os neologismos acabam por ser um pretexto para falar da aventura que é a construção da língua portuguesa.


Durante todo o livro, existem várias referências a personalidades dos três países a que o autor esta intimamente ligado. Desde a homenagem a três personalidades angolanas: Mário António de Oliveira, Mário Pinto de Andrade e Inocêncio da Câmara Pires. Passando pelo cantor brasileiro Caetano Veloso, pela sua música “Língua” onde a língua portuguesa também é exaltada. Até à surpreendente alusão a histórias como a do Zé do Telhado, uma personalidade portuguesa caricata do século XIX, e a referência a Camilo Castelo Branco, escritor português que o autor angolano tanto admira.

Vale a pena!




Fonte: http://www.agualusa.info/





sexta-feira, dezembro 10, 2010

Vida da Arte - Moçambique

Do trabalho de quatro artistas Moçambicanos surgiu uma relevante e imponente escultura: a Árvore da Vida.


Cristóvão Estavão Canhavato (Kester), Hilário Nhatugueja, Fiel dos Santos Marques Rafael e Adelino Serafim Mate foram os escultores responsáveis pela sua criação. Todos os escultores fazem parte da associação Núcleo de Arte, a associação de artistas mais antiga de Moçambique.
  

A associação encontra-se localizada em Maputo, e foi criada com o objetivo de promover, valorizar e desenvolver as artes plásticas em Moçambique, desempenhando assim, um importante papel na cultura Moçambicana. É composta por escultores, pintores e ceramistas que regularmente organizam exposições, sendo igualmente um ponto de encontro para várias gerações de artistas.



A Árvore da Vida foi criada como parte de um projeto designado "Armas Transformadas em Arte". Projeto este, que teve origem num outro, que surgiu em 1995, o projeto TAE (Transformar Armas em Enxadas). Este último é da autoria do Bispo Dom Dinis Sengulane em conjunto com o Conselho Cristão de Moçambique e com o apoio da ONG Christian Aid. Este inovador projeto surgiu da necessidade de recolha de todo o armamento potencialmente perigoso presente em solo Moçambicano. Consiste no intercambio de armamento por instrumentos de trabalho. As populações moçambicanas, individualmente ou em grupo, devolvem o armamento que têm em seu poder ou cuja localização conheçam e em troca recebem instrumentos de trabalho. O projecto TAE, já recolheu e desmantelou mais de 600.000 armas. 



A Árvore da Vida tem uma conotação importantíssima representando igualmente a dinâmica criativa do povo Africano. A escultura pesa cerca meia tonelada e mede três metros de altura sendo construída integralmente a partir de peças de armas de guerra.

Faz parte de uma exposição presente no British Museum, sendo uma das principais atrações da mesma.





Hilário Nhatugueja, um dos escultores, refere: “Nós como artistas queremos reverter a situação, mudar a historia. Converter estes instrumentos de guerra em esperança, vida e prosperidade. Esta árvore simboliza a vida, simboliza um futuro, simboliza paz”.

E é esta a conotação associada a esta obra de arte. Uma expressão de optimismo, de confiança, de esperança e, de promoção de uma cultura de paz.


Da arte surgiu uma bela expressão de vida. 




quinta-feira, dezembro 09, 2010

9 de dezembro: Dia Internacional da Anti-Corrupção

A cada ano, mais de 25% dos gastos públicos com medicamentos são perdidos com corrupção.

Nos últimos 6 anos o programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de boa governança em medicamentos tem trabalhado com parceiros nos países para enfrentar a corrupção e melhorar os sistemas de saúde para que estes sejam mais eficientes e efetivos.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Arqueologia na Amazônia


As antiguidades da civilização


Um pescasor repara seu
barco no leito seco do Rio Negro
Fonte: guardian.co.uk
Uma série de arte rupestre foi descoberta no início do mês no Rio Negro, no estado do Amazonas, no norte do Brasil.


Arte rupestre são figuras artísticas gravadas em paredes e tetos de cavernas por nossos ancestrais humanos há milhares de anos. A mais antiga é datada de 40.000 a.c. Os instrumentos artísticos eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, e as tintas vinham de folhas de árvores e sangue de animais.

As imagens previamente submersas, foram descobertas por um pescador quando os níveis das águas do rio atingiram o nível mais baixo dos últimos 100 anos, após um largo período de seca.  Apesar do mês de outubro (quando as imagens foram descobertas) ser um mês de pouca chuva, este ano de 2010, as chuvas foram ainda mais esporádicas.  


Os arqueólogos que estudaram as imagens acreditam que as figuras de rostos e cobras são mais uma indicação de que já existiam grandes civilizações há milhares de anos na Amazônia.


Eduardo Neves, presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira, disse que as gravuras pareciam ter sido feitas entre 3,000 e 7,000 anos atrás, quando os níveis de água na região eram bem mais baixos. As gravuras oferecem "uma prova ainda mais inegável" de que a região havia sido ocupada há milhares de anos, diz Neves, acrescentando que a descoberta foi de grande importância científica.

Nos últimos anos tem havido um número crescente de arqueólogos a estudar a Amazônia, e a rever as teorias anteriores de que a floresta era muito inóspita para hospedar uma grande civilização.

Talvez uma das descobertas mais impressionantes tenha sido em Monte Alegre, no estado do Pará (norte do Brasil), há quase uma década. A arte que foi descoberta tem cerca de 11.000 anos de existência 
(veja vídeo abaixo).

Pensa-se que as pinturas rupestres seriam o registro da história social dos habitantes daquele período, onde lhes era possível afixar seus costumes e práticas cotidianas.

Segundo o arqueólogo brasileiro Pedro Ignácio Schmit, deter os conhecimentos a respeito dos meios de subsistência era uma necessidade, pois não se podia perder tempo diariamente em busca da caça, pesca, etc. Por este motivo, as pinturas tinham o papel de informar o que havia naquele sítio.

Estima-se que a população amazônica pode ter chegado a 20 milhões de pessoas no período antes do descobrimento. A floresta era amplamente habitada, com aldeias muitas vezes mais populosas que as europeias. Havia enorme diversidade cultural e grandes redes de relações entre aldeias próximas.

Este é o cenário que um grupo de arqueólogos de diversos países está a conseguir comprovar a partir de evidências em escavações e estudos na região.

Embora as novas descobertas tenham atraído uma nova instalação para a arqueologia amazônica, também têm trazido problemas significativos aos sítios onde se encontram.

As descobertas em Monte Alegre foram seguidas por uma onda de turistas cujas visitas foram completamente descontroladas, o que resultou na danificação de muitas das pinturas.

Muitas gravuras também tem sido transferidas para o sul do país, onde se encontram instalações arqueológicas mais modernas e melhor equipadas. Isto quer dizer que uma grande parte da arte rupestre está a desaparecer do Amazonas e do nordeste.

Arqueólogos como Eduardo Neves e a americana Anna Roosevelt, que tem trabalhado muito no Brasil, apelam para uma maior conscientização da importância de manter-se estes sítios intactos e protegidos. 









Para ler mais sobre descobrimentos arqueológicos na Amazônia siga este link.



segunda-feira, dezembro 06, 2010

AMAI: Associação para a Medicina, as Artes e as Ideias

A Associação para a Medicina as Artes e as Ideias (AMAI) é uma associação sem fins lucrativos.  Foi criada no dia 5 de Dezembro de 2002, e ontem celebrou seu 8 aniversario


A associação tem como objetivo contribuir para estreitar relações entre o “Mundo Médico”, a Medicina e a Sociedade.  Para obter a promoção e desenvolvimento da formação cívica e profissional, a AMAI organiza vários intercâmbios, cursos de formação, congressos, colóquios, conferências, seminários, exposições, concertos e qualquer outra manifestação de natureza científica, técnica, cultural, educativa ou de lazer.


Ao longo dos anos, AMAI tem organizado várias sessões de cinema, por exemplo. O último ciclo cinema na cidade do Porto, Portugal, teve como tema "filmes Brasileiros".  Estreiaram filmes como Cidade de Deus, Madame Satã, Janela da Alma e Onde a Terra Acaba, entre outros.


A AMAI também organiza várias exposições.  Atualmente a AMAI, em colaboração com as Artes e as Ideias, o Instituto Marquês de Valle Flôr ( http://www.imvf.org/) a Câmara Municipal do Porto e o Consulado de São Tomé e Príncipe no Porto estão a exibir uma Exposição Fotográfica das paisagens, a cultura, a vida, as artes e o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe no século XIX.


Segundo o site da AMAI, 'a exibição destas imagens vai associar-se uma evocação da riqueza cultural de São Tomé e Príncipe, através de iniciativas que vão da literatura às danças, da pintura à gastronomia, da música a diversas outras formas de expressão artística'.


As fotografias estão exibidas desde o dia 9 de Outubro e ficaram até o dia 31 de Dezembro na Casa-Museu Guerra Junqueiro no Porto e no Museu Romântico, também no Porto.


Em termos de medicina, a AMAI oferece vários cursos e organiza conferências e reuniões.  Para ver que cursos estão a ser oferecidos neste momento siga este link.




Conheça mais sobre a AMAI com este video:

AMAI from Amai on Vimeo.


Para saber mais sobre as atividades oferecidas pela AMAI, basta clicar aqui!

quinta-feira, dezembro 02, 2010

quarta-feira, dezembro 01, 2010

1 de Dezembro: Dia Mundial de luta contra a AIDS

DIA MUNDIAL DE
LUTA CONTRA A SIDA

Tema do Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2009 no Brasil

Sob o tema "Acesso Universal e Direitos Humanos", o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de 2010 é celebrado hoje em todo mundo.

Vários países promoverão eventos e atividades. Você sabe o que o seu país está planejando?

Saiba um pouco mais o que vai acontecer hoje nos paises de língua portuguesa.

Angola - "Proteja o Futuro. Proteja-se contra a SIDA"

Com este tema, Angola irá disponibilizar hoje 500 testes para a população e 120 municípios receberão unidades para tratamento.


No relatório global publicado pela Agência da ONU para a Aids (UNAIDS), Angola é um dos países em que o número de pessoas infectadas se estabilizou.

Segundo o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, “o combate contra a AIDS não pode ser ganho com pessimismo, nem com pessoas que desinformam. 


Este combate é de todos nós e temos, cada um, de assumir as responsabilidades, que começam pela protecção individual, pela passagem de mensagens educativas e também pela demonstração de que é cada vez mais possível viver de forma positiva com a doença”.

Brasil - "Viver com AIDS é Possível. Com Preconceito Não"
O Brasil destaca o "preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids".
Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.


Quinze jovens soropositivos e 12 artistas vão protagonizar a campanha através de uma exposição intitulada: "Somos Iguais. Preconceito Não", que será aberta na estação galeria do metrô, em Brasília. Dados do Boletim Epidemiológico 2010 também serão apresentados, dando um panorama das infecções pelo país.

Cabo Verde - As atividades de luta contra a AIDS serão promovidas dentro de quatro eixos:
  • Meios universais de prevenção
  • Acesso ao tratamento
  • Criação de um ambiente jurídico favorável
  • Garantia de cuidados psico-sociais das pessoas infectadas e as respectivas famílias.

De 2003 a 2008 Cabo Verde passou de 3.500 a 16.000 testes anuais, sendo uma grande parte realizada nas gestantes. O país mantem uma taxa de prevalência da doença em torno de 0,8% da população.

Neste momento, o governo implanta o plano que cobrirá de 2011/2015 e que a semelhança dos anteriores assegurará a universalidade do acesso aos cuidados de saúde, mas garante a prevenção contínua sendo a principal aposta na estabilização dos casos de AIDS.

Guiné-Bissau - Incidência de AIDS diminui 25% segundo o relatório da UNAIDS de 2010.


Estes dados refletem um progresso significativo na execução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que têm como meta a reversão da propagação do VIH até 2015.

Moçambique"Reafirmamos a nossa moçambicanidade na luta contra o HIV e SIDA, promovendo um comportamento mais responsável".

Moçambique aparece no relatório da UNAIDS, 2010 como um país que conseguiu diminuir em 25 por cento o número de novas transmissões.

O Conselho Nacional de Combate ao HIV/Sida irá utilizar o dia de hoje para conscientalizar a população. As pessoas também poderão utilizar as seis mensagens abaixo, em seus emails e páginas WEB:
  • Hoje é o dia mundial de luta contra o HIV e SIDA; vamos prevenir novas infecções.
  • Eu uso o preservativo, evito a gravidez não planeada, o HIV e outras infecções de transmissão sexual
  • Eu cuido da minha saúde, prevenindo-me do HIV. E você?
  • Um de nós pode estar infectado pelo HIV. Não discrimine, seja solidário
  • Um de nós pode estar infectado pelo HIV. É melhor fazermos o teste
  • Pare! Pense na família hoje e amanhã. Previna a infecção com HIV
Portugal - O lema deste ano será simplesmente, "A Liderança", alertando para a necessidade de uma política clara e multissetorial na resposta ao VIH/sida.




 
O Centro Cultural de Belém irá promover a conferência “SIDA: Prevenção, Informação e Diagnóstico”, organizada pela Rádio Noticias (TSF), em parceria com a Associação Portuguesa para o estudo clínico da SIDA e a NBMS Farmacêutica. 
O país começou a comemorar o Dia Mundial de Combate a Sida ontem em Coimbra com a apresentação do filme “Testemunhos”.

A TSF transmitiu durante todo o mês de novembro, o programa Alerta Sida, onde foram abordadas várias temáticas relacionadas com a doença. 


O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro estará no Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano na cidade do Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida e depois irá inaugurar em Matosinhos, o projeto  “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país com o objetivo de levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.


Timor Leste - O governo timorense anuncia o reforço do plano nacional de prevenção da SIDA para 2011 e incentiva o trabalho conjunto com as Organizações Não-Governamentais no país.

O Presidente da República, José Ramos Horta, alertou  para o aumento dos casos de SIDA em Timor-Leste, em especial junto aos mais jovens.


Segundo o Ministério da Saúde, 145 timorenses foram infectados com o vírus da SIDA em 2010.


Estima-se que um total de 0,20% da população timorense esteja infectada pelo vírus da AIDS e apesar do número reduzido, o Ministro da Tutela, Nelson Martins, considera este ser um motivo de preocupação.





terça-feira, novembro 30, 2010

Podemos Eliminar a Pobreza 2015 - compromisso

No ano 2000, 189 dirigentes do mundo comprometeram-se durante a Cúpula do Milénio da Organização das Nações Unidas (ONU) a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

http://www.objetivosdomilenio.org.br/
Este ano, 2010, depois do segundo acompanhamento realizado em Nova York em setembro, a ONU lançou a campanha mundial 'Podemos Eliminar a Pobreza', criada para dar mais atenção aos ODM e o que significaria se cada ponto pudesse ser alcançado. 

Tem havido grandes avanços nos últimos 10 anos quanto aos ODMs. Muito tem sido feito para garantir progresso na saúde da mulher e da criança, por exemplo.  Recentemente, a ONU obteu 40 milhões de dólares, o que poderá salvar a vida de mais de 16 milhões de mulheres e crianças nos próximos 5 anos. A Secretária Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez vários apelos mundialmente este ano, para criar concientização sobre este objetivo fundamental, e outros. Este ano também, a OMS lançou 'Até a Última Criança', um programa que prevê a erradicação da pólio.


Eliminação da Pobreza

A eliminação da pobreza engloba os 8 ODMs como um todo.  A ideia da campanha é envolver mais pessoas na realização dos ODM. O Centro Regional de Informação das Nações Unidas, em parceria com a Presidência Espanhola da União Europeia, organizou um concurso de anúncios 'Dá largas à tua criatividade contra a pobreza', no qual poderiam participar todos os cidadãos dos 48 países europeus.

Mais de 2.000 submissões foram feitas, de 34 países europeus. O vencedor da campanha foi anunciado no dia 20 de setembro ao fim de serem selecionados 30 finalistas. O vencedor foi Stéfan Einarsson de Reykjavik, da Islândia, com esta imagem:


Sua obra "Caros líderes ainda estamos à espera" convida os líderes mundiais a assumirem as suas promessas de acabar com a pobreza até 2015.

Todo as submissões foram extraordinárias, e o concurso em si obteu a sua meta: relembrar que a promessa de 2015 continua de pé, e temos que alcançá-la.

Entre aqui para ver as submissões dos finalistas da competição:

PODEMOS ELIMINAR A POBREZA

Mas a campanha não acaba por aqui.  Fique de olho nesta página (também acessível em português) para futuras informações de campanhas em que possa participar para ELIMINAR A POBREZA 2015.


sexta-feira, novembro 26, 2010

Filmes em lingua portuguesa - Nhá-Fala

Nhá-Fala


Os filmes em língua portuguesa têm recebido maior atenção internacional nos últimos tempos. Em novembro (2010), por exemplo, ocorreu em Londres, Reino Unido, o Festival de Filme Lusófono com o objetivo de comemorar os 35 anos de independência dos países africanos de língua portuguesa.

O Festival aconteceu na Universidade Queen Mary, em Londres, e mostrou trabalhos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Alguns diretores também deram palestras.

Um dos filmes de abertura foi Nhá-Fala (2002), do guineense Flora Gomes. Carregando um prémio do renomado Festival de Veneza, o filme é uma comédia musical cheia de alegria, humor e otimismo, onde a heroína Vita é interpretada por Fatou N’Daye. A trilha sonora é do lendário Manu Dibango.

A história é contemporânea e pretende construir uma ponte entre Europa e África, representando uma nova geração que respeita as tradições mas que quer viver no seu tempo.

"Em África diz-se que nada funciona. Quis mostrar qualquer coisa que mexesse, a música, e render homenagem a todos os músicos sobretudo a Manu Dibongo", declarou o diretor numa conferência de imprensa no Lido, em Lisboa. "Quis falar de uma África positiva, onde se morre mas também se ri", completou.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Relatório "Cidades Ocultas"


Cidades Ocultas:
Desmascarando e superando as desigualdades de saúde nos espaços urbanos


O rápido crescimento da população urbana é um dos mais importantes problemas de saúde global do século XXI. Com isso em foco, a OMS e a UN-HABITAT lançaram neste mês um relatório sobre o tema, com o intuito de auxiliar os líderes municipais e planejadores urbanos a identificar as populações privadas de saúde e direcionar medidas para aprimorar sua condição.

Relatório disponível em PDF em inglês


Cidades Ocultas revela as desigualdades urbanas de saúde que são resultados das circunstâncias em que as pessoas crescem, vivem, trabalham e envelhecem, e os sistemas de saúde aos quais elas tem acesso.

Enquanto geralmente diz-se que os moradores de cidades são mais saudáveis do que seus conterrâneos rurais, pouco se sabe sobre as diferenças de saúde que existem dentro dessas áreas urbanas.

O relatório baseia-se em uma nova análise que olha além das médias da cidade, ou além das informações comuns de cidades, para identificar bolsões escondidos de doenças e privações sociais.

Os esforços passados focavam principalmente em dados medianos e em diferenças entre municípios. A nova abordagem combina dados demográficos com a nova análise para desmistificar a ideia de que todos os moradores urbanos tem acesso igual à saúde.

Estas descobertas permitem aos líderes municipais e formuladores de políticas perceberem as tendências e compreender as diferenças tanto entre quanto dentro das cidades - inclusive dentre bairros.

"O futuro do nosso mundo urbano ainda tem que ser descoberto, mas ele vem tanto com um preço quanto com uma promessa. Até que ponto nós pagaremos esse preço, ao invés de cumprir a promessa, está em nossas mãos."


Extratos traduzidos do inglês de http://www.hiddencities.org/