quarta-feira, setembro 29, 2010

Série Escritores da Língua Portuguesa: Mário Pinto de Andrade

MÁRIO PINTO DE ANDRADE

Um dos principais intelectuais e ativistas anti-colonialistas de Angola, Mário Pinto de Andrade (1928-1990) destacou-se como pioneiro na sociologia angolana e como presidente (1959-1962) e secretário-geral (1962-1972) do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA.



Nascido em Ngolungo Alto, Angola, Mário mudou-se para Lisboa, Portugal, para estudar letras em 1948. Com Agostinho Neto e outros parceiros, fundou o Centro de Estudos Africanos em 1951 para promover atividades de disseminação da cultura africana.

Apesar da militância política e de exílios na França, Guiné Bissau e Cabo verde ao longo de sua vida, Mário dedicou-se fielmente aos estudos de sociologia e à atividade de diversas publicações antológicas e de obras literárias. Sua primeira publicação, Antologia da Poesia Negra de Expressão Portuguesa, se deu em 1958. Publicou muitos outros textos até sua morte em Londres em 1990.

Por sua importância literária e política e por ter sido o primeiro africano de língua portuguesa a escrever ensaios críticos da poesia afro-lusófona, o Ministério da Cultura de Angola criou há alguns anos o Prêmio bianual de Ensaio Literário Mário Pinto de Andrade.

CANÇÃO DE SALABU


Nosso filho caçula
Mandaram-no pra S. Tomé
Não tinha documentos
Aiué!

Nosso filho chorou
Mamã enlouqueceu
Aiué!

Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho partiu
Partiu no porão deles
Aiué!


Mandaram-no pra S. Tomé
Cortaram-lhe os cabelos
Não puderam amarrá-lo
Aiué!

Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho está a pensar
Na sua terra, na sua casa 
Mandaram-no trabalhar
Estão a mirá-lo, a mirá-lo
—Mamã, ele há-de voltar
Ah! A nossa sorte há-de virar
Aiué!


Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho não voltou
A morte levou-o
Aiué!

segunda-feira, setembro 27, 2010

28 de setembro - Dia Mundial de Combate à Raiva

Dia Mundial de Combate à Raiva

Os eventos desta campanha tem educado 100 milhões de pessoas e vacinado 3 milhões de animais no mundo inteiro desde 2007.

A missão é de conscientizar a população sobre os impactos da raiva animal e humana, como é fácil preveni-la e como eliminar as principais fontes da doença no mundo. A raiva em humanos é 100% evitável através de tratamento médico adequado e rápido. No entanto, mais de 55.000 pessoas, principalmente na África e Ásia, morrem de raiva todos os anos - um índice de 1 pessoa a cada 10 minutos.

A principal fonte de doença são os cães. A transmissão pode ser evitada com a vacinação dos animais e com campanhas educacionais. A vacinação é eficaz e segura, mas ainda pouco disseminada nos países em desenvolvimento.
A primeira campanha em setembro de 2007, contou com a participação de quase 400.000 pessoas em 74 países!

Essa incrível resposta à iniciativa foi um grande passo e um grande incentivo. Desde então, o Dia Mundial de Combate à Raiva creceu e já pode ser visto em 125 países, incluindo os países de língua portuguesa.

Angola, 2008: uma força-tarefa foi organizada para vacinar cachorros de casa a casa em Luanda, além de uma enorme campanha publicitária sobre prevenção da raiva.


Portugal, 2009: a Ordem dos Médicos Veterináros do país criou um site sobre o assunto, http://www.omv.pt/noticias/dia-mundial-da-raiva-28-de-setembro-de-2009


Brasil, 2010: diversos eventos serão organizados pelas prefeituras locais, como o teatro e coral de crianças em São Paulo, "As Aventuras de Tobi, o Cachorro, e Mimi, o Gato, no Dia de Vacinação da Raiva". Para maiores informações, contate marilene@prefeitura.sp.gov.br.


Para mais informações, visite http://www.worldrabiesday.org/ (em inglês).

sexta-feira, setembro 24, 2010

26 de setembro - Dia Mundial do Coração

"Eu Trabalho Com o Coração"


(campanha do Dia do Coração 2009)

Celebra-se no dia 26 o Dia Mundial do Coração 2010
O lema destaca a importância de um estilo de vida ativo e saudável.


Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17 milhões de pessoas sofrem de doenças cardiovasculares por ano no mundo inteiro:
  • infarto
  • insuficiência cardíaca
  • má circulação
  • arritmias
  • derrame cerebral
Os principais fatores de risco são:
  • níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose
  • tabagismo
  • ingestão insuficiente de frutas e vegetais
  • excesso de peso
  • sedentarismo
Que tal agitar sua vida??
Vários países vão promover atividades livres para mostrar à população como é fácil manter um coração saudável. Para mais informações, procure sua prefeitura ou governo local. Seguem aqui algumas dicas de como se cuidar e diminuir os riscos de ter doenças cardiovasculares:
  • "5 por dia" - essa é uma regra simples e muito efetiva: coma pelo menos 5 porções variadas de frutas e/ou vegetais por dia para manter um coração em ordem e contribuir para um peso dentre dos padrões saudáveis.
  • Exercícios físicos regulares - caminhadas são excelentes para quem não se interessa muito por esportes. Caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Outras opções boas e baratas são dançar, fazer trabalhos domésticos, jardinagem ou bricolagem... A lista é extensa, basta ser criativo!

  • Evite fumar e se estressar - está comprovado que o tabagismo e o estresse elevam os riscos de doenças cardiovasculares.

  • Visitas anuais ao médico - prevenção é o melhor remédio. Habitue-se a fazer exames regulares de colesterol, pressão e diabetes.
O importante é que atividades físicas e boa alimentação façam parte da vida cotidiana de todos nós. No Dia Mundial do Coração, muitos eventos vão acontecer. Não deixe de participar!


Federação Mundial do Coração: http://www.worldheart.org/ (em inglês).
Fundação Portuguesa de Cardiologia: http://www.fpcardiologia.pt/

terça-feira, setembro 21, 2010

Dia Internacional da Paz - 21 de setembro

A Missão da Paz
A missão da paz é a missão mais importante da Organização das Nações Unidas (ONU).


Ratificado em 2002, O Dia Internacional da Paz é dedicado a comemorar e fortalecer os ideais de paz dentro e entre todas as nações e povos ...

De acordo com Ban Ki Moon, Secretário Geral das Nações Unidas, este dia serve como um lembrete de que a ONU com todas as suas limitações, é um instrumento vivo a serviço da paz e todos dentro da organização devem ter em mente o compromisso permanente e acima de qualquer interesse ou divergências de qualquer espécie, a PAZ.

Ban Ki-Moon, relembrou esta mensagem afirmando também que o Ano Internacional da Paz será dedicado aos jovens. Estes, apesar de estarem acostumados a viver num mundo globalizado, também estão sujeitos ao extremismo. Todos os governos e todos os parceiros da ONU devem fazer mais para dar à juventude um mundo de tolerância e oportunidade.
 
Comemorações

Todos os anos, o dia 21 de setembro é celebrado com vários eventos e palestras para promover os ideais da paz. Este ano, as celebrações foram iniciados em Nova Iorque por um coral de crianças acompanhadas por um piano que sobreviveu ao ataque da bomba atômica em Hiroshima, em 1945.

Qualquer pessoa pode participar nas comemorações desse dia, acendendo uma vela ou resguardando um minuto em silêncio para lembrar todos aqueles que vivem num estado constante de conflito.

Em Oeiras, Lisboa haverá um dia de meditação e musica organizada pela Nave Dourada no dia 23 de setembro às 20h.
Em São Paulo, vão ocorrer dois eventos simultaneamente no Parque do Ibirapuera e Pátio do Colégio.

Para mais informações sobre este dia clique aqui.

(Fontes: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/184978.html ; http://internationaldayofpeace.org/)

segunda-feira, setembro 20, 2010

Série Escritores da Língua Portuguesa: Clarice Lispector

CLARICE LISPECTOR

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever.”


(A Hora da Estrela)

Clarice Lispector (Haia Lispector; 1920-1977) é uma grande "estrela" de literatura brasileira. Nascida na Ucrânia numa família judia, se mudou para o Brasil logo quando criança, chegando em Maceió, estado de Alagoas, em 1922. Logo todos os familiares tiveram seus nomes abrasileirados, e então Haia passou a chamar-se Clarice.

Após se mudar para o Rio de Janeiro na adolescência, ingressou na Faculdade Nacional de Direito. Aos 20 anos, publicou seu primeiro trabalho de ficção. Meses depois, após a morte de seu pai, passou a trabalhar como jornalista.

Seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, foi publicado em 1943, mesmo ano em que se casou com seu colega de faculdade e diplomata Maury Gurgel Valente.

De estilo por muitos comparado ao de Virgina Woolf, Clarice escrevia de maneira singular. Enquanto a moda dos anos 1940 no Brasil era escrever sobre os problemas sociais do país, ela inovou ao incluir na discussão a essência do ser humano, as descobertas da juventude e as questões mais intrísicas de si mesma.

A Hora da Estrela, seu mais contemplado romance e o último a ser publicado enquanto viva, é considerado uma verdadeira obra de arte:

“... Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – , que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro existe a quem falte o delicado essencial.”

Até hoje as escolas brasileiras incluem como leitura obrigatória livros dessa escritora que não se considerava profissional mas sim amadora, pois acreditava que o amadorismo lhe garantia liberdade.

Clarice Lispector já foi homenageada no Museu da Língua Portuguesa. http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/




http://www.claricelispector.com.br/

sexta-feira, setembro 17, 2010

Conferência Mundial sobre Segurança: 21 a 24 de setembro de 2010

A conferência Safety 2010 reunirá em Londres pesquisadores do mundo inteiro para discutir, trocar experiências e informações sobre a prevenção de acidentes e promoção da segurança.

O
 tema da conferência será "Comunidades Seguras e Equitativas", e ressalta o fato de que as comunidades menos favorecidas apresentam uma porcentagem desproporcionalmente elevada de quase todos os tipos de lesões.

O programa da Conferência pode ser visto em: http://www.safety2010.org.uk/File/conference_programme.asp



quarta-feira, setembro 15, 2010

Semana da 'Doença Invisível': Conscientização da Doença Crónica

National Invisible Chronic Illness Awareness Week

13 a 20 Setembro de 2010



O impacto das doenças invisíveis no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade, o cancro (câncer) e as doenças respiratórias, representam cerca de 59 % do total de 57 milhões de mortes por ano e 46 % do total de doenças. Estes números são tanto para os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento, embora a maioria dos casos se encontrem em locais de baixa renda.  

O crescimento das doenças crónicas se reflete nos processos de industrialização, urbanismo, desenvolvimento económico e globalização alimentar, que contribuem para as  alterações dos hábitos alimentares; aumento do sedentarismo, consumo de tabaco e alcool.

Cerca de metade das mortes causadas por doenças crónicas está diretamente associada às doenças cardiovasculares.

Mas por que as doenças crónicas têm um impacto tão grande na saúde?

Com o crescimento econômico, industrialização e globalização, os hábitos alimentares de todo o mundo alterou-se significativamente. As pessoas passaram a consumir alimentos mais calóricos, com elevado teor de açúcar, gorduras saturadas, e excessivamente salgados.

Quais são os fatores de risco desta alimentação?

Aumento do colesterol;
Aumento da pressão arterial;
Obesidade;
Tabagismo;
Consumo de álcool.

O Sudeste Asiático é uma das areas do mundo que mais apresenta doenças crónicas. Mais de 51% de todas as mortes na região são atribuídas a doenças crónicas.

Timor-Leste é o único país de lingua portuguesa no Sudeste Asiático e as mulheres timorenses entre 30 a 40 anos são as que mais sofrem com a obesidade segundo o inquérito demográfico. (Timor-Leste 2003 Demographic and Health Survey, 2004).

Fighter not a Victim -
foto do 'Face to Face with Chronic Illness' OMS


Mas nem tudo é tão mórbido. O objetivo da semana da 'Doença Invisível' não é apenas abrir as portas à conscientização, mas também alertar que é possível viver uma vida normal mesmo possuindo algumas destas doenças. Através da alteração do seu estilo de vida, poderá com tempo, reduzir os riscos relacionados às doenças crónicas.


Segundo Milton Franzolin do Brasil, que trabalhou durante dois anos como voluntário na Associação de Diabetes Juvenil em São Paulo (antes de ser diagnosticado com diabetes), desenvolveu um programa que permite que as crianças com diabetes possam continuar a participar em desportos com segurança.

"Meu objetivo é provar que é possível viver uma vida normal e ser fisicamente competitivo mesmo se você tem diabetes ", explica ele.

Mais do que nunca, Milton está convencido de que a conscientização é fundamental para manter a saúde e evitar complicações. Ele acredita que ter sido diagnosticado com diabetes foi a melhor coisa que já lhe aconteceu. Sente que seu trabalho pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. "É um privilégio poder ser capaz de influenciar a vida das pessoas, principalmente as dos jovens". Ele encoraja outros a fazerem o mesmo.
A conscientização sobre a doença invisível está crescendo cada vez mais. Este ano haverá cinco dias de conferências virtuais com 20 seminários e centenas de pessoas a escreverem blogs sobre as suas experiências.

Copie o código apresentado nesta página e exponha no seu blog, MySpace ou Facebook, o crachá para mostrar a sua solidariedade.

Click aqui para ter acesso às conferências virtuais e para adquirir mais informações (em inglês).

(Fonte: Preventing Cronic Diseases' da OMS).

segunda-feira, setembro 13, 2010

Bibliotecas Vermelhas Temáticas, o que é isso?

Começamos pelas Bibliotecas Azuis baseadas num projeto que já existia na OMS.

Selecionamos o material apropriado, consultamos os pontos focais e finalizamos uma lista.

Assinamos um acordo com o Ministério da Saúde do Brasil que se comprometeu a imprimir o que não havia mais e a enviar todo o material para que pudéssemos preparar as mini-Bibliotecas.

Apresentamos um protótipo durante a Assembléia Mundial da Saúde 2006 e os pedidos começaram a aparecer.

O projeto cresceu e aumentamos o acervo com a participação de Portugal que também assinou um acordo para a doação de livros em 2009.

Em 2009, as Bibliotecas Azuis em português foram as mais encomendadas à OMS do que em qualquer outro idioma.

VIVA a nossa língua!


Mas não foi suficiente.... Os pedidos de temas especiais também começaram a chegar.

Será que a OMS não poderia nos enviar uma coleção maior de livros sobre a saúde da criança?
E as doenças infecciosas?
E se pudéssemos receber mais informações sobre HIV/AIDS?

Daí surgiu a idéia de criar Bibliotecas Vermelhas Temáticas... MINI MINI bibliotecas contemplando somente um assunto! 3 caixas repletas de informaçào sobre um único tema.
Aproveitamos umas caixas de metal vermelhas já existentes na OMS e criamos as Bibliotecas Vermelhas Temáticas e as primeiras 2 sobre HIV/AIDS, foram enviadas à Moçambique.

Alguém gostaria de encomendar estas MINI MINI Bibliotecas de algum outro tema?????

É só esperar para ver!

sexta-feira, setembro 10, 2010

10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

"Muitas faces, muitos lugares, prevenção do suicídio ao redor do mundo"


Este é o tema escolhido em 2010 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

O desafio deste ano é demonstrar seu apoio acendendo uma vela junto à janela no dia 10 de Setembro às 20 horas. A iniciativa tem a designação de "Light a Candle on World Suicide Prevention Day at 8 PM."

O objetivo é promover o compromisso mundial com medidas para prevenir o suicídio, que é a principal causa evitável de mortes prematuras.

De acordo com a OMS, quase 1 milhão de pessoas morrem por suicídio por ano, um índice global de mortalidade de 16 por 100.000 pessoas, ou uma morte a cada 40 segundos.

Hoje,  essa é a maior causa de mortalidade entre os 15 e 44 anos, tendo crescido 60% no mundo inteiro nos últimos 40 anos.
Estima-se ainda que por cada morte existam vinte ou mais tentativas. 

Os índices de suicídio em alguns dos países de língua portuguesa são:

Portugal há em média 1.155 casos por ano (população 10.677.000)
Brasil - 8.548 casos por ano (população 191.972.000)
Timor Lestesão crescentes os casos de suicídio e auto-flagelação em campos de refugiados.
Angola - Em agosto de 2010 o Hospital Psiquiátrico de Luanda, registrou um aumento intenso no caso desse tipo de morte.

Por mais que estes números não estejam entre os mais altos do mundo, ainda representam um grande número de mortes não-naturais.

Deve-se ter em conta que tanto o suicídio consumado quanto a tentativa de suicído tem sérias consequências emocionais para as pessoas mais próximas da vítima, família e amigos. O impacto emocional causado pela perda de uma pessoa devido ao suicídio pode durar muitos anos, e pode ter nas famílias, consequências que se estendem por várias gerações.

Como exemplo de prevenção, o Ministério da Saúde do Brasil lançou em 2006 a Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio, que inclui diretrizes médicas, seminários e o lançamento de um DVD informativo.

Enquanto isso, inciativas privadas também vem crescendo, como o blog Bloggers Unite, que aproveita a esfera virtual para reunir comentários de pessoas de todo o mundo sobre a prevenção do suicídio.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Primeiro Forum Global de Equipamentos Médicos

Bangkok, Tailândia
9 a 11 de setembro de 2010


Organizado pela OMS, este encontro reunirá 500 participantes e parceiros incluindo formuladores de políticas, representantes de organizações internacionais, não-governamentais e das Nações Unidas, agências financiadoras e usuários de equipamentos médicos.

O obejetivo do fórum é mobilizar os participantes a estabelecerem redes e compartilharem informações e o conhecimento sobre as melhores práticas. O encontro deve também incentivar o uso de ferramentas eletrônicas disponíveis de gerenciamento, regulação, avaliação e uso de equipamentos médicos.

O fórum abrirá a oportunidade de discutir a função de políticas de equipamentos médicos, da conquista de acesso universal e de atendimento com foco no paciente em estratégias nacionais de saúde.

A Assembléia Mundial de Saúde adotou a resolução sobre tecnologias médicas em maio de 2007 (reslução WHA60.29). Delegações de Estados Membros reconheceram a importância de tecnologias de saúde para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionados a saúde. Eles encorajaram a expansão da especialização no setor de tecnologias médicas, em particular de equipamentos médicos, e pediram à OMS que tomassem ações específicas para apoiar os Estados Membros.


Veja mais:
http://www.who.int/medical_devices/en/index.html
http://www.who.int/mediacentre/events/meetings/2010/medical_devices/en/index.html

quarta-feira, setembro 08, 2010

Timor Leste: "Sim Posso"

SIM POSSO é o  Programa de alfabetização do Ministério da Educação de Timor Leste. Timor Leste tem uma população de 1.098.000 habitantes (World Health Statistics, OMS, 2010) e cerca de 300 mil jovens e adultos analfabetos ou que não completaram o ensino básico. Um pouco mais de 1/3 da população.

No entanto, este programa SIM POSSO está sendo implementado em todas as regiões do país e a região de Oecusse foi o primeiro distrito a ser declarado "zona livre de analfabetismo" numa cerimônia que contou com a presença do presidente da república José Ramos Horta e do vice representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Fin Reske-Nielsen.

O Plano é erradicar o analfabetismo até 2015.

Notícia veiculada na Radio ONU de Nova Yok por Carlos Araújo.


segunda-feira, setembro 06, 2010

Muito Além de Quizaca com Muamba de Ginguba

A revista norte- americana Forbes, conhecida por divulgar anualmente uma lista com as personalidades mais ricas do mundo, publicou recentemente um ranking das cidades com o custo de vida mais elevado para um expatriado viver.



Genebra? Tóquio? Oslo? Nova Iorque?



Nada disso......

Surpreedentemente, Luanda, capital de Angola, que ano passado nem constava na lista, figura, hoje, em primeiro lugar no ranking. Segundo a matéria, o custo mensal de aluguel de um imóvel de dois quartos em Luanda é de aproximadamente US$7,000. Um cafezinho custa em média US$3.80. Duas entradas para cinema? US$26.00. E um hamburger daqueles oferecidos em lanchonetes tipo fast-food, US$17.50.

N'Djamena, Chade
Outro dado surpreendente é que além de Luanda, outras duas cidades africanas se encontram entre as dez mais caras para um estrangeiro. Respectivamente, N'Djamena, no Chade, em terceiro lugar e Libreville, no Gabão, ocupando a sétima posição.

Veja a lista completa:

As 10 cidades mais caras para expatriados

1- Luanda, Angola
2- Tóquio, Japão
3- N'Djamena,Chade
4- Moscou, Rússia
5- Genebra, Suíça
6- Osaka, Japão
7- Libreville, Gabão
8- Zurique, Suíça
9- Hong Kong
10- Copenhangen, Dinamarca

sexta-feira, setembro 03, 2010

Ronaldo e Paulo coelho lutarão pelas Metas do Milênio

O jogador Ronaldo do Corinthians e o escritor Paulo Coelho fazem parte do seleto grupo de embaixadores da Boa Vontade e Mensageiros da Paz da ONU, que atuarão como promotores das metas do desenvolvimento do milênio.


Outros embaixadores são a rainha Rania da Jordânia, a apresentadora portuguesa, Catarina Furtado e  o ator Antonio Banderas.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um plano de ação global criado no ano 2000 com oito metas para erradicar ou reduzir doenças e a pobreza até o ano 2015. São elas:

1) Erradicar a extrema pobreza e a fome
2) Atingir o ensino básico universal
3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4) Reduzir a mortalidade infantil
5) Melhorar a saúde materna
6) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7) Garantir a sustentabilidade ambiental
8) Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento


No próximo dia 22 de setembro, uma conferência das Nações Unidas em Nova York, reunirá chefes de Estado e governo e algumas celebridades para avaliar os progressos, e o que falta fazer para se alcançar as metas nos próximos cinco anos.






quarta-feira, setembro 01, 2010

“Aleijadinho”, um artista acima de todas as dores


Escultor, entalhador e arquiteto...
O escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido por Aleijadinho, tinha este apelido devido a problemas de saúde que causaram a degeneração dos seus membros (suspeitava-se de sífilis, lepra, entre outras, mas não existia um diagnóstico certo), era a prova humana de que o amor ao ofício pode superar qualquer mal-estar físico.


 Pouco se sabe sobre a vida deste artista a quem foram atribuídas mais de 400 obras. O seu estilo mistura um pouco de barroco com o rococó. No Brasil ele é conhecido como o maior expoente da arte colonial e no estrangeiro Aleijadonho é considerado o maior artista do Barroco americano.


Filho bastardo de um arquiteto português com a sua escrava africana e com quatro meio-irmãos frutos do casamento de seu pai, ele completou apenas os ensino primário. No entanto, desde cedo ajudava o pai na oficina e passava o seu tempo entre o desenho, a arquitetura e o convívio com o tio, Antonio Francisco Pombal, um conhecido entalhador da região mineira.

Foi assim que descobriu as suas paixões que o iriam acompanhar até ao fim dos seus dias: a escultura e a arte da talha.

Com a grande influência que a Igreja exercia no século XVIII, seu pai não tardou a ter enormes encomendas de projetos grandiosos. As confrarias criadas nesta época distribuiam cartas de habilitação para ofícios e assim Aleijadinho recebeu sua carta de carpinteiro.


É a pedido da Ordem Terceira de São Francisco, que Antônio Francisco Lisboa pode mostrar seu talento.
As marcas deixadas na fachada lateral e no púlpito da Igreja valheram-lhe enormes elogios. Assim começou sua carreira.


Em 1767, depois da morte do pai, alistou-se no exercito e três anos depois, montou sua própria oficina de carpinteiro. Deste momento em diante, não param os pedidos e aproveitou para criar um estili próprio. Começou a trabalhar com pedra-sabão e a esculpir imagens e outros objetos.


Em 1796 foi contratado para fazer as estátuas do Santuário em Congonhas do Campo. Foram ao todo 60 estátuas e nesta altura, ele mesmo já estava com 60 anos de idade.

Mesmo com a grave deformação das mãos e dos pés, continuava a trabalhar, mas sua dor era tão forte que uma vez, chegou a mutilar-se. Só conseguia trabalhar porque seus escravos e ajudantes amarravam o martelo e o cinzel aos seus punhos.




Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Sabará


Os seus trabalhos estão distribuídos por toda Minas Gerais como Ouro Preto, cidade onde nasceu e morreu, Sabará, São João del-Rei e Congonhas do Campo.

Em Congonhas do Campo deixou um legado de obras-primas: 12 profetas em pedra-sabão e 66 figuras em cedro para a Via Sacra.


Profeta Daniel

Mas os que mais impressionam os visitantes são os da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o santuário do Bom Jesus de Matosinhos.






Aleijadinho foi um grande exemplo de vida e um símbolo da cultura barroca brasileira no mundo.


Para saber mais sobre este artista visite a página oficial:
http://www.aleijadinho.com/


Ou o museu dedicado ao escultor:
http://www.museualeijadinho.com.br/